Paula Cabaço promete o maior Carnaval de sempre

A secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, apresentou hoje em conferência de imprensa as actividades constantes do programa de comemoração do Carnaval de 2019, numa nota particularmente positiva, dando conta de que o cortejo deste ano será “o maior de sempre”, com 14 trupes e 1900 foliões. A hora de saída do cortejo será adiantada, por esta razão, para as 20 horas. A temática deste ano é “Madeira – À Descoberta da Folia” e conta com um novo evento, um espectáculo de âmbito circense, no domingo, dia 3 de Março, preenchendo a agenda no intervalo entre o cortejo de sábado e o cortejo trapalhão da terça-feira de Carnaval.

O dito espectáculo realizar-se-á na zona da placa central da Avenida Arriaga, pelas 21 horas do dia referido, sendo aberto a toda a população e envolvendo de tudo um pouco, desde malabaristas a cuspidores de fogo. Este ano haverá também actuações musicais todos os dias, à excepção do sábado, dia do grande cortejo. São concertos previstos para o final do dia, pelos grupos regionais Triângulo, Jamie & the Marx, C’azoada, Miguel Pires Trio, Blue Oak, Dona Zica, Upright Ntet, Bossa Livre, Black Dog Blues e Black and White Dixieland. Trata-se de mais de uma dúzia de actuações para animar ainda mais este Carnaval.

Paula Cabaço adiantou ainda que praticamente se duplicou, este ano, o número de bandas filarmónicas envolvidas no Carnaval, sendo estas em número de 16, oriundas de vários concelhos.

Outras novidades incluem a ida da Associação ANIMAD ao Porto Santo, no dia 5 de Março, para enriquecer o cartaz naquela ilha. A Secretaria Regional do Turismo e Cultura anuncia ainda que atribuirá cem bilhetes para a bancada B à população que se associar ao espírito carnavalesco, comparecendo disfarçada ao cortejo.

Este ano, os grupos de teatro participam também mais no Carnaval, mantendo-se ainda o Mercadinho de produtos tradicionais na placa central, com uma oferta reforçada, havendo ainda no dia 28 de Fevereiro, a partir das 14h30, o Carnaval Solidário, e no dia 1 de Março, a partir das 10h30, o Carnaval das Crianças. Entre 1 e 9 de Março, haverá actividades para os mais novos nos ateliers infantis, com pinturas faciais e jogos.

Esta é a anunciada ordem pela qual desfilarão os grupos participantes no grande cortejo:

  1. “Seis Séculos de Folia Brilhante”– João Egídio Rodrigues
  2. “40 anos de Folia” – Escola de Samba Caneca Furada
  3. “Folia no Paraíso” – Associação de Animação Geringonça
  4. “Vem da Alma” – Associação Fura Samba
  5. “Os Cariocas rendidos à folia” – Escola de Samba – Os Cariocas
  6. “Divitia” – Associação ANIMAD
  7. “Vamos ao Baile?” – Turma do Funil
  8. “O Carnaval é nosso” – Associação Cultural Império da Ilha
  9. “O Baile” – Fitness Team
  10. “Madeira em Festa” – Sorrisos de Fantasia
  11. “Maravilhas do Mar: esplendor de uma noite de folia” – Associação de Animação Tramas e Enredos
  12. “Madeira Avant-Garde”– Rotiça
  13. “Bollywood versus Hollywood” – Dance Flavourz by Francis Cardoso
  14. “A lenda de Machim – uma história de amor” – Sweet Dancers

Já no dia 5 de Março, (terça-feira de Carnaval, a partir das 16.00 horas), decorrerá o cortejo trapalhão, com saída na Avenida Francisco Sá Carneiro e animação final, com entrega de prémios, na Praça do Povo). As inscrições decorrem no próprio dia, junto ao edifício da Praça do Mar (Avenida Francisco Sá Carneiro) das 14h00 às 15h30 para os foliões e grupos interessados em se candidatarem aos prémios. A entrega dos prémios do Cortejo Trapalhão realizar-se-á a partir das 18h00 no palco da placa central da Avenida Arriaga.

Há ainda várias acções previstas, integradas nas festas do Carnaval, e em vários locais. Por exemplo, no Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, está prevista a acção “Na cozinha dos Passos”, um seminário de confecção de malassadas, dia 28 de Fevereiro (dois turnos, de manhã e de tarde); no Museu Etnográfico da Madeira, haverá a Oficina “Carnaval no Museu”, dia 1 de Março, das 10h00 às 12h30; no Mudas, Museu de Arte Contemporânea da Madeira, está prevista uma Oficina criativa para famílias- “mudas (n)as máscaras”, no sábado, dia 23 de Fevereiro de 2019, das 10:15 às 13:15 horas; na Casa Museu Frederico de Freitas, haverá uma actividade intitulada “Cem partidas de Carnaval”, que decorre até 28 de Fevereiro, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30;: no Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira está prevista a realização de um atelier de Carnaval a 4 de Março (2.ª feira), com inscrições abertas desde dia 15 de Fevereiro. No Universo de Memórias de João Carlos Abreu apresentar-se-á uma exposição temporária intitulada “Máscaras do mundo”, com visitas guiadas, de 28 de Fevereiro a 8 de Março; e no Museu Quinta das Cruzes estão previstas duas acções, “Vamos descobrir animais fantásticos”, no dia 4 de Março às 15h00 (duração: 1h30) e “No mundo dos chapéus”, de 26 a 28 de Fevereiro, das 10h00 às 12h00 ou das 14h00 às 16h00 (duração: 2 horas).

Este ano o investimento no Carnaval, anunciado por Paula Cabaço, será de 450 mil euros, cifrando-se num reforço de 25 por cento em relação ao ano transacto.

Está prevista uma taxa de ocupação hoteleira de 73 por cento, de acordo com a primeira sondagem realizada a 14 de Fevereiro, valor que está abaixo em 4 pontos do resultado obtido em 2018, e que será actualizado nesta semana, prometeu a governante.