Estudantes constroem uma Tabela Periódica Humana na ESJM

A simbiose de esforços entre a Escola Secundária Jaime Moniz e a UMa/ Centro de Química da Madeira resultou na formação de uma Tabela Periódica Humana, esta manhã, na entrada principal desta instituição escolar. Uma atividade que mobilizou ambas as instituições, numa homenagem à abertura oficial do Ano Internacional da Tabela Periódica, que hoje se assinala.

A presidente do Conselho Executivo, Ana Isabel Freitas, enalteceu a iniciativa, participada por dezenas de estudantes que integram os cursos de ciências, que também tiveram a oportunidade de participar numa palestra, subordinada ao tema “História da tabela Periódica”, pelo Professor Pedro Pires, Investigador Sénior do Centro de Química da Universidade da Madeira.

O reitor da Universidade da Madeira, José do Carmo, participou neste evento, assim como o diretor regional da Educação, Marco Gomes.

Recorde-se que, o mundo completa  hoje 150 anos desde a primeira Tabela Periódica, de Dmitry Mendeleev, publicada em 1869. Assinala também a descoberta do elemento fósforo (350 anos), pelo alquimista Henning Brand, no ano de 1669.

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2019 como sendo o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos.