Cafôfo apresentou segunda temporada do projecto “Música nos Museus”

Coube ao edil funchalense apresentar na manhã de hoje a segunda temporada artística do projecto “Música nos Museus”, após o “sucesso registado na primeira edição, com doze meses de casas cheias, que levaram cerca de um milhar de espectadores aos museus municipais Henrique e Francisco Franco e A Cidade do Açúcar”, assegura uma nota da CMF. O concerto de estreia acontece já na sexta-feira, dia 25 pelas 19 horas, com a participação do duo de irmãos guitarristas “Mano a Mano”.

O presidente da Câmara Paulo Cafôfo realçou, mais uma vez, a importância da cultura para o actual Executivo Municipal, afirmando: “Quisemos dar um peso político à Cultura, combatendo a sua desvalorização, e assumindo-a como factor de centralidade no desenvolvimento da nossa cidade. Isto exigiu que desenvolvêssemos uma estratégia sólida, com uma equipa de colaboradores, conjugada com a sociedade civil, associativa e as entidades e agentes culturais, que possibilitaram a dinâmica que temos hoje na nossa cidade”, sustentou.

O autarca relembrou ainda “as diversas intervenções lideradas pelo Município na questão do acesso à cultura e da sua democratização, que para além de implicarem eventos de qualidade, beneficiaram o acesso aos nossos espaços”, destacando-se o acesso gratuito aos Museus sob alçada da autarquia e as obras de intervenção ao nível da adaptação dos edifícios para pessoas com mobilidade reduzida.

Paulo Cafôfo terminou realçando o carácter irreverente do Música nos Museus, um projecto que “tem a música como chamamento, mas que se alia à valorização cultural e patrimonial do espólio dos museus da Câmara do Funchal e à própria dinamização da economia local envolvente.”

O duo de irmãos guitarristas Mano a Mano fará a abertura da edição 2019 do «Música nos Museus», no próximo dia 25 de Janeiro, seguindo-se na programação prevista a actuação de Varejenta no dia 22 de Devereiro, no Museu Henrique e Francisco Franco. No dia 29 de Março, o Museu A Cidade do Açúcar recebe Flor – Diana Duarte, ao passo que, a 26 de Abril, o grupo de cordofones madeirenses Machetes de Machim actua no Museu Henrique e Francisco Franco. O Museu A Cidade do Açúcar recebe no dia 24 de maio o Quarteto Moritz, enquanto que o guitarrista Pedro Marques encerra o primeiro semestre no Museu Henrique e Francisco Franco, no dia 29 de Junho.

A 26 de Julho, o Museu A Cidade do Açúcar acolhe o trio de jazz DonaZica e, a 30 de Agosto, os D’Repente actuam no Museu Henrique e Francisco Franco. O Grupo de Jazz Upright Net toca no dia 27 de sSetembro no Museu A Cidade do Açúcar, ao passo que o Museu Henrique e Francisco Franco recebe o concerto do Quinteto de Sopros “Solistas COM”, no dia 25 de Outubro. A 28 de novembro, a Velha Guarda actua no Museu A Cidade do Açúcar, com a edição 2019 a ter encerramento marcado para dia 20 de dezembro, com o grupo “O Quinto” a fechar a temporada com um concerto no Museu A Cidade do Açúcar.