Porto Santo “inaugura” iluminação no dia 9 de dezembro, promete Natal e Fim do Ano animado e pede consumo no comércio local

Natal 2018 1 Porto santo(1)
Um programa vasto pretende comemorar, em grande, o Natal e Fim do Ano no Porto Santo.

A abertura das Festas de Natal e Fim de Ano no Porto Santo ocorre domingo, 9 de dezembro, pelas 19 horas, altura em que a iluminação natalícia começa a dar cor e luz à ilha dourada. A cerimónia tem lugar no Largo do Edifício de Serviços Públicos, animada pelo Coro infanto-juvenil da Junta de Freguesia local. De resto, promessa de muita animação, fogo em dois postos e um pedido à população: comprem no comércio local.

O ato protocolar da “inauguração” contará com as presenças dos presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara, sendo que a colocação de uma árvore de Natal com 15 metros de altura, junto ao edifício do Município, onde se encontra a aldeia natal, constitui motivo de atração. A segunda árvore de igual dimensão fica junto ao Cais Velho da Cidade.

Segundo uma nota enviada pelo gabinete de comunicação da Autarquia, “as escolas do concelho apresentarão os autos de natal, típicos desta altura, no Largo do Pelourinho, no dia 12, pelas 16:30 (Externato Nossa Senhora da Conceição) e no dia seguinte, pelas 15:30 (EB1/PE e Creche do Porto Santo). No dia 16 de dezembro, pelas 15:30, o Grupo de Teatro Amador da ACES apresentará um teatro “e o meu presente de natal”, que marca a Chegada do Pai Natal ao Porto Santo, junto ao Largo do Edifício de Serviços Públicos”.

O programa inclui o tradicional espetáculo de Natal, a 20 de dezembro, pelas 21:00, no Auditório do Centro Cultural e de Congressos, pelo que a Autarquia informa que “todos os interessados devem adquirir gratuitamente o seu bilhete no Gabinete da Cultura da CMPS, sendo limitado à lotação daquela sala”.

Mais perto do Natal, nos dias 21 e 22, o programa contempla o Mercadinho de Natal 2018, no centro da cidade, a partir das 20:30, com atuações da Banda Musical da Casa do Povo de N.ª Sr.ª da Piedade, do Ensemble de Acordeões do Conservatório da Escolas das Artes da Madeira e com Décio Sousa. No dia 22, pelas 19:00 realiza-se a VI volta à cidade, denominada Corrida Eduardo Faustino, com apoio do BRGYM e a animação da noite contará com o Coro Infanto-Juvenil da Junta de Freguesia do Porto Santo, às 21:00 e com o Grupo de Folclore, pelas 22:00. O dia encerra com a atuação do Move & Dance BR Gym, às 22:30, com Carina Teixeira, às 23:00 e com o Grupo de Despique do Porto Santo às 0:00.

Para o final do ano, o Porto Santo preparou momentos que promtem ser animados e de festa, assinalando, com grande alegria, a passagem de 2018 para 2019. O Município preparou um espetáculo de Fim de Ano com Sónia Soares, que se realiza às 23:30, no Largo das Palmeiras, destacando que “o fogo-de-artifício que marca a entrada em 2019 realiza-se em dois pontos distintos, na Portela e no Cais Velho no centro da cidade”.

As festividades de Natal terminam em janeiro, com o Cantar dos Reis, no dia 5 de janeiro 2019, pelas 22:00 e ainda com a comemoração do Dia de Santo Amaro, no dia 15, a partir das 14:00, no edifício de serviços públicos. Ambos os eventos contam com a tradicional participação de diversos grupos locais.