Região acompanha 112 doentes com esclerose Múltipla

URGENCIAS HOSPITAL NELIO MENDONCA
Os doentes são acompanhados pelo Serviço de Neurologia, na Consulta Externa, localizada no Núcleo de Apoio ao Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Assinala-se amanhã, quarta-feira, 4 de dezembro, o Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, momento aproveitado pelo SESARAM para divulgar dados que apontam para um acompanhamento, por parte da Região, de 112 os doentes, com idades entre os 20 e os 40 anos, maioritariamente pessoas do género feminino,  seguidos no Serviço de Neurologia, na Consulta Externa, localizada no Núcleo de Apoio ao Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Amanhã, profissionais, utentes, familiares e visitantes, vão experienciar as dificuldades sentidas pelas pessoas com Esclerose Múltipla, através da visita ao stand disponível junto à Receção do Hospital Dr. Nélio Mendonça, entre as 13h:00 e as 16h:00, com o acompanhamento de uma profissional do SESARAM. No dia de hoje, 3 de dezembro, foram já diversas as pessoas que passaram pelo espaço para conhecer melhor esta doença, os seus sintomas e a sua gravidade.

De acordo com um comunicado a este propósito, refer-se que “paralelamente a esta atividade, decorre, na FNAC, pelas 19h:00, uma Conferência dedicada à Esclerose Múltipla, com a participação de dois profissionais do SESARAM, o médico neurologista, Amando Morganho, e a enfermeira da Consulta Externa, Patrícia Rodrigues (perita em Esclerose Múltipla).

A Esclerose Múltipla é uma doença inflamatória, caracterizada pela desmielinização e neurodegeneração no Sistema Nervoso Central. É diagnosticada a partir de uma combinação de sintomas e da evolução que a doença apresenta na pessoa afetada, com recurso a exames clínicos/exames complementares de diagnóstico (Ressonância Magnética Nuclear, Estudo de Potenciais Evocados e Punção Lombar).