Debate sobre a infecção por VIH no auditório do CEHA a 30 de Novembro

A Delegação Regional da Madeira da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” promove um debate subordinado ao tema “A infecção VIH/SIDA: Prevenção não tem idade” que decorrerá no dia 30 de Novembro, sexta-feira, entre as 09h00 e as 12h30, no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico, sito na Rua das Mercês n.º 8, Funchal.

Esta acção visa ainda assinalar o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, e está direccionada para a população em geral, alé dos estudantes, profissionais de saúde, cuidadores informais, entre outros.

A participação é gratuita com direito a certificado, mas sujeita a inscrição, mediante o envio do nome completo para o endereço electrónico fpccsida@gmail.com ou através do contacto telefónico 291 623 113.

A Fundação alerta que actualmente, o envelhecimento e VIH/SIDA são fenómenos cada vez mais convergentes em todo o mundo, levantando questões urgentes de solução sobre a compreensão deste processo nas sociedades actuais. As pessoas com mais idade são muitas vezes excluídas ou ignoradas dos programas de educação e de prevenção para o VIH, provavelmente, pelos mitos generalizados e difundidos à cerca desta temática e por muitos preconceitos e estigma associados. O que não deixa margem para dúvidas são os recentes aumentos de casos de novas infecções por VIH nos menos jovens (pessoas com idade igual ou superior a 50 anos). Neste sentido, urge a necessidade de desmitificarmos as falsas crenças ainda existentes sobre a sexualidade nos menos jovens, bem como alertar para as razões que levam a que esta população esteja mais exposta ao risco de infecção.