Livro “Comandar no Mar” apresentado a 18 de maio a bordo do “Lobo Marinho”

Com Rui Marote
As Edições Revista de Marinha apresentam a bordo do N/M “Lobo Marinho”, atracado no porto do Funchal, no dia 18 de maio, às 12h, o livro “Comandar no Mar”, coordenado pelo C.m.g. Orlando Themes de Oliveira.
O livro será apresentado pelo Cte. João Bela e Brazão de Castro, com as presenças do Coordenador e Editor.
Está igualmente prevista a presença de um representante das firmas patrocinadoras, a THALES Portugal e a Edisoft, o seu Presidente do C.A. Engº João Araújo, acompanhado pelo Cte. Fernando Bráz de Oliveira.
O livro foi já objeto de uma pré-apresentação no Clube Militar Naval em meados de Outubro, em Lisboa, a que se seguiu a apresentação formal na Universidade Católica (Instituto de Estudos Políticos) em meados de Novembro. Posteriormente foi apresentado a bordo do N.E. SAGRES, em Lisboa, na Escola Nática, em Paço de Arcos, na cidade do Porto, em Sines e, recentemente, a 27 de abril, em Ponta Delgada, Açores.
Está prevista a apresentação em Aveiro em 15 de junho.
O livro tem tido saída faltando apenas cerca de 200 exemplares para esgotar a 1ª edição.
Está já em curso a tradução para inglês.
O livro recolhe os testemunhos de antigos Comandantes de navios de guerra e de navios da Marinha Mercante, incluindo dois textos assinados por Oficiais da Reserva Naval.
Permite refletir sobre os diversos aspetos do exercício das funções de comando no mar e mesmo fazer alguma auto formação.
O livro é também útil para quem desempenhe funções de chefia ou de comando nos outros ramos das Forças Armadas e nas Forças de Segurança, e em organizações civis e nas empresas. Desde que exista um chefe, subordinados e colaboradores, e objetivos a atingir, as reflexões que os textos publicados suscitam têm interesse e utilidade.