I Seminário dos Municípios Amigos do Desporto a 24 abril em Câmara de Lobos

As câmaras municipais de Câmara de Lobos e do Funchal organizam, na próxima terça-feira, 24 de abril, no Museu de Imprensa-Madeira, o I Seminário Regional dos Municípios Amigos do Desporto.

Segundo uma nota de imprensa, a sessão de abertura, agendada para as 09:30, será presidida por Pedro Coelho, presidente da edilidade anfitriã, e contará com a participação de Teófilo Cunha, presidente da AMRAM e edil de Santana, e de João Pedro Vieira, vereador com o pelouro da juventude e desporto da Câmara Municipal do Funchal.

O debate sobre as políticas públicas municipais de âmbito desportivo e atividade física, são o mote para o seminário coorganizado pelas autarquias de Câmara de Lobos e do Funchal. Considerados «Municípios Amigos do Desporto» pela Associação Portuguesa de Gestão do Desporto (Apogesd) em 2016 e 2017, as duas autarquias têm o propósito de divulgar a Rede Nacional de Municípios Amigos do Desporto e promover um espaço para debate e partilha de boas práticas que promovam estilos de vida saudáveis para os cidadãos.

O I Seminário Regional dos Municípios Amigos do Desporto é dirigido aos autarcas, aos quadros técnicos das áreas desportivas e de exercício físico das autarquias ou de outras entidades públicas ou privadas, aos estudantes e a outros públicos com interesse na temática.

O encontro, que decorrerá entre as 09:30 e as 17:00, contará, no painel da manhã, com as seguintes intervenções: Pedro Mortágua Soares – Apresentação do Programa Municípios Amigos do Desporto: objetivos, situação atual e desafios; Marcos Abreu, Técnico de Desporto da CMCL – Divulgação das práticas de gestão e desenvolvimento do Desporto e de promoção da Atividade Física no município de Câmara de Lobos; António Alves, Chefe de Divisão da CMF – Divulgação das práticas de gestão e desenvolvimento do Desporto e de promoção da Atividade Física no município do Funchal. O segundo painel, que se iniciará pelas 14:00, contará com as seguintes intervenções: Élvio Rúbio, Docente de EFD da UMa – Envelhecimento Ativo: Tendências evolutivas e formas de intervenção; Jorge Soares, Docente de EFD da UMa – Políticas Públicas Municipais: Critérios para avaliar o impacto social; Bruno Rosa – Programa de Financiamento Europeu para Projetos Municipais: Candidaturas ao financiamento Erasmus + Sport.

Num contexto em que as cidades se confrontam com novos desafios de desenvolvimento e de mudança da estrutura demográfica, a vice-presidente de Câmara de Lobos, Sónia Pereira, que tutela os pelouros da educação, juventude e desporto, destaca a oportunidade da realização deste seminário.

A autarca considera que um dos grandes desafios que se colocam na atualidade e que condicionarão a políticas públicas municipais futuras prende-se com a problemática do envelhecimento da população, tornando-se imperiosa a promoção de hábitos de vida saudáveis.

O desenho do programa de conferências visa, assim, identificar os desafios presentes, partilhar experiências e refletir sobre novas abordagens às políticas públicas municipais, tendo em vista a prossecução de estilos de vida mais saudáveis, participativos e que proporcionem maior qualidade de vida aos cidadãos.

A primeira edição do seminário de regional dos Municípios Amigos do Desporto realiza-se no concelho de Câmara de Lobos, estando previsto que a segunda edição ocorra no concelho de Funchal no próximo ano.

Sónia Pereira salienta o empenho das equipas técnicas de ambos os concelhos na organização do seminário e a recetividade da autarquia do Funchal em acolher a proposta de organização conjunta de uma iniciativa de interesse comum aos dois concelhos organizadores e a todas as autarquias da Região.

A participação no seminário é gratuita e aberta a todos os interessados. As pessoas que pretendam participar e que ainda não tenham feito inscrição, podem ainda se inscrever preenchendo o formulário disponível online nos sites das entidades organizadoras ou contactar os respetivos serviços.