Concerto dos “Xarabanda” hoje no Museu Henrique e Francisco Franco

Realiza-se hoje, sexta-feira, pelas 19 horas, no Museu Henrique e Francisco Franco, o segundo concerto do projecto “Músicas nos Museus”, uma aposta da Câmara Municipal do Funchal para a área cultural em 2018. Os protagonistas são os integrantes do grupo de música tradicional madeirense “Xarabanda”.

Para a edilidade, a intenção é democratizar o acesso à cultura, promovendo simultaneamente o património. A CMF entende também que “esta é igualmente uma iniciativa que dinamiza o comércio local”.

O calendário anual começou no mês passado, refere a CMF, com lotação esgotada no Museu A Cidade do Açúcar, para assistir ao concerto do grupo instrumental “Dolcemente”.  O “Músicas nos Museus” inclui um concerto comentado na última sexta-feira de cada mês, com bandas regionais e aberto ao público, a decorrer alternadamente entre o Museu A Cidade do Açúcar e o Museu Henrique e Francisco Franco.

O próximo espectáculo está marcado para o dia 29 de Março, no Museu A Cidade do Açúcar, com a actuação do Grupo de Música e Instrumentos Tradicionais da DRE, “Si Que Brade”.

O concerto de hoje registará a participação de Rui Camacho (flautas e percussão), João Viveiros (viola, rajão e coros), Roberto Moniz (viola, braguinha, rajão, viola de arame e voz), Maria João Caires (percussão e voz), Slobodan Sarcevic (acordeão), Filipa Camacho (percussão e voz), Carlos Figueira (viola baixo), Duarte Salgado (percussão) e Roberto Moritz (bandolim, braguinha, rajão, viola, viola d’arame e coros).

A entrada é gratuita, mas a autarquia recomenda que todos os interessados procedam à reserva de bilhete, que pode ser feita através do e-mail museu.franco@cm-funchal.pt ou do telefone 291 211 090.