ARCA d’Ajuda vai realizar a 19 de Janeiro o “Varrer dos Armários” com visitas a estabelecimentos comerciais

A Associação Recreativa e Cultura ARCA d’Ajuda despede-se de 2017 com mais uma festividade, o ‘Varrer dos Armários’. A visita aos estabelecimentos comerciais realizar-se-á a dia 19 de Janeiro, pelas 18 horas. O ponto de partida é junto à Escola Hoteleira e a acção contará com muita animação musical e cânticos alusivos à época. A iniciativa terminará junto do Hotel Jardins da Ajuda.

Este é um evento com um significado especial para a ARCA, refere a mesma em comunicado de imprensa, “depois de ter reintroduzido as tradições do sítio da Ajuda / Piornais que habitualmente se realizavam na véspera do dia de Santo Amaro e que se tinham perdido”.

Tudo começou quando a ARCA teve a iniciativa de, nesta data, visitar vários negócios, a fim de reavivar este costume e trazer as pessoas para as ruas, recorda a agremiação. Como os proprietários dos estabelecimentos comerciais visitados gostaram da iniciativa, a associação passou a incluir no seu plano de actividades o ‘Varrer dos Armários’ para assinalar esta efeméride.

Nesse dia, e como não poderia deixar de ser, a vassoura e a pá serão também levadas pelo grupo de forma a simbolizar o varrer dos armários, mas acompanhados pelas iguarias típicas da época.