OCM interpreta hoje Jean Sibelius com Hawijch Elders como solista

A Orquestra Clássica da Madeira, convida hoje o público a celebrar a obra do compositor Jean Sibelius através de duas extraordinárias composições da sua criação. Sibelius, figura incontornável da composição musical dos finais do séc. XIX e princípios do séc. XX, sendo um dos principais responsáveis pela origem de uma ideia de identidade nacional finlandesa através da música, é interpretado hoje, às 18 horas, num concerto dirigido pela batuta do maestro Cesário Costa e protagonizado pelo violino da jovem solista Hawijch Elders, que abre neste concerto o Ciclo Jovens Solistas.

As obras de Sibelius, compostas no início do séc. XX, são a sinfonia nº 2, escrita entre 1901/02 e estreada em 1902 em Helsínquia com o próprio compositor a dirigir, e o extraordinário concerto para violino e orquestra composto em 1904, sendo a sua primeira audição absoluta em Helsínquia em 1904 pelas mãos de Sibelius na direcção e Karel Halíř ao violino.

A virtuosa e premiada jovem violinista Hawijch Elders encara de frente o desafio que é ser solista neste concerto.

“Uma oportunidade a não perder para ouvir também nas mãos da nossa jovem solista, um instrumento construído em 1830 por dois dos mais importantes construtores italianos do séc. XIX, Raffaele e Antonio Gagliano”, salienta a OCM.

 

 Os bilhetes custam entre 20€ e 5€ e estão disponíveis na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.