Agosto é mês farto de arraiais no arquipélago da Madeira

*Sílvio Mendes
O primeiro domingo do mês de agosto é assinalado na Madeira com a realização de muitas festas religiosas.
O Funchal Notícias apresenta a lista completa dos arraiais que vão decorrer no próximo fim de semana.

Visitação

A festa do Santíssimo Sacramento na igreja da Visitação, situada na freguesia de Santo António vai ser celebrada no domingo 6 de agosto às 17 horas. No final da Eucaristia, presidida pelo Pe. Óscar Andrade, pároco da Visitação e com homilia pelo Pe. Rui Pontes. pároco do Caniço e Eiras, realizar-se-á a procissão que percorrerá a Estrada do Laranjal.
A missa da vigília será celebrada no sábado às 20 horas com homilia pelo Pe. Rui Silva, pároco do Jardim da Serra.
Na sexta-feira, 4 de Agosto, às 20 horas será celebrada missa na igreja da Visitação.
O arraial integra na sexta-feira ás 21 horas animação com as «músicas do Arco da Velha» com diversos cantores madeirenses.
No sábado a partir das 21 horas atuará o conjunto «Amigos da Música» e no domingo às 20 horas o grupo LPF (Loucos para a festa).

Santana

Durante três dias vai haver animação no adro e arredores da igreja de Santana. O motivo é a solenidade do Santíssimo Sacramento cuja celebração será no domingo 6 de agosto com missa às 15 horas animada liturgicamente pelo Grupo de Amigos de Santana.
Depois sairá a procissão
No sábado a missa da vigília principiará às 21 horas sendo cantada pelo Grupo Coral da paróquia de Santana.
O arraial terá muito por onde escolher pois na sexta-feira às 22 horas há a presença do Grupo de Rock da Escola Secundária de Santana e às 2h30 exibir-se-á Lenny Barbosa.
Às22h50 será a vez de estarem palco Hugo Leme e Tiago Mendonça. Às 23h10 atuará o duo Eliana Caldeira e Verónic Teixeira.
Michael Marques atuará a partir das 23h30 e da meia noite às duas horas o DJ «set pour louie t» Tiago Freitas.
No sábado  a Banda Municipal de Santana percorrerá os sítios das 16 horas às 19 horas e atuará às 22h30.
O conjunto musical «Os Lordes» estarão em palco das 23h45 às três horas da madrugada.
O programa de domingo inclui uma arruada pela Banda Municipal de Santana, ás 14 horas. Aquela filarmónica atuará também às 21h15. O Grupo de Folclore de Santana estará em ação às 17h30. Depois  às 18h30 será ocasião para se ouvir o Grupo de Tocares e Cantares de Santana.
Tiago Silva cantará às 19h30 seguindo-se o artista Duarte Gomes às 20h30 e o conjunto musical Banda Fixe das 21h30 à uma hora da manhã.
 Gaula

A paróquia de Gaula vai estar em destaque no próximo fim-de-semana com a realização da solenidade em honra do Santíssimo Sacramento, também conhecida como Domingo do Senhor e que é a festa principal de qualquer paróquia.
A celebração da missa no domingo 6 de agosto está marcada para as 16 horas sendo seguida da procissão.
Às 20 horas do sábado, dia 5, terá início a missa da vigília.
Haverá muita animação no arraial com diversos artistas madeirenses.

 Porto Santo
A festa do Divino Espírito Santo na paróquia do qual é o padroeiro e que se localiza na ilha do Porto Santo vai ser efectuada no domingo, 6 de Agosto.
A missa terá início às 19 horas. No final será realizada a procissão.
A Eucaristia da vigília principiará às 21 horas do sábado 5 de agosto. Nesse dia haverá romagens.
No sábado às 20 horas e no domingo às 18 horas decorrerá a adoração ao Santíssimo Sacramento

Garachico

Uma das três paróquias da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos é a do Garachico.
No próximo domingo, 6 de Agosto aquela paróquia realizará a festa em louvor do Santíssimo Sacramento.
A missa da festa terá início pelas 17 horas. No final sairá a procissão.
No sábado, 5 de Agosto, às 20 horas será celebrada a missa vespertina.

São Roque

No Montado da Esperança, situado na freguesia de São Roque, irá ser realizada a festa de Nossa Senhora da Alegria.
Pelas 11h45 do domingo 6 de agosto principiará a missa.
Haverá animação com atuações de diversos cantores no sábado e no domingo.

Lameiros

Fundada em 24 de Novembro de 1960 a paróquia dos Lameiros, constituída por sítios que anteriormente pertenciam à freguesia de São Vicente, entrou em atividade a 1 de Janeiro de 1961.
Foi-lhe atribuída como padroeira Nossa Senhora da Saúde cuja festa vai realizar-se no domingo 6 de Agosto iniciando-se a missa às 16 horas, após o que decorrerá a procissão.
No sábado às 20h30 serão celebradas novena e missa e também na sexta-feira, dia 4 às 20h30 terá lugar a celebração da Eucaristia.
A missa de ação de graças será celebrada na segunda-feira às 20h30.
Naqueles dias haverá muita animação no adro e arredores no arraial

 Ribeira da Janela

A festa em honra de Nossa Senhora da Encarnação, a padroeira da paróquia da Ribeira da Janela, vai ser celebrada na respetiva igreja no domingo 6 de agosto iniciando-se a Eucaristia às 16 horas sendo solenizada pelo Grupo Coral da Ribeira da Janela. Depois decorrerá a procissão acompanhada pela Banda Municipal da Ponta do Sol que também animará o arraial a partir das 19 horas.
No sábado, 5 de agosto às 12 horas haverá uma girândola. Pelas 15 horas a banda filarmónica acompanhada por um grupo de paroquianos percorrerá a freguesia para a recolha das semilhas e ofertas que serão colocadas num bazar no adro revertendo as verbas para ajudar as despesas da festa.
Nesse dia às 20 horas principiará a missa vespertina com novena.
O conjunto musical Banda Fixe atuará no sábado das 21h30 às 2 horas da madrugada.

Prazeres

Nossa Senhora das Neves é a padroeira da paróquia dos Prazeres no Arciprestado da Calheta, onde no dia 5 de agosto se realizará a festa religiosa com início às 17 horas, sendo seguida de procissão.
Aquela paróquia vai continuar em destaque no domingo, 6 de Agosto com a celebração da solenidade do Santíssimo Sacramento às 16 horas.
Um dos atrativos desta festa é o bonito tapete de flores feito pelos paroquianos e que cobrirá o itinerário da procissão.
Entretanto no dia 3 de agosto às 15 horas vai decorrer o «cortejo dos regentes» com saída dos diversos sítios da freguesia com produtos que serão colocados num bazar no adro revertendo as verbas para a ajuda daquela paróquia.
Regentes são as denominações das pessoas que em cada sítio estão encarregadas de organizar o cortejo de oferendas.
Nesse dia às 20 horas será celebrada a Eucaristia na igreja dos Prazeres.
A missa da vigília da festa de Nossa Senhora das Neves iniciar-se-á pelas 20 horas da sexta-feira 4 de agosto.
Muita animação está agendada para aqueles dias naquela localidade onde o visitante, para além de participar no arraial.

Santo Amaro

A festa do Santíssimo Sacramento que vai ser celebrada na igreja de Santo Amaro tem o seu início marcado para as 17 horas do domingo 6 de agosto, seguindo-se às 18h30 a procissão que percorrerá o Caminho de Santa Quitéria (sentido Leste-Oeste) descendo para a Travessa de Santa Quitéria, passando pelo Madeira Shopping, seguindo depois para a igreja.
No sábado, 5 de Agosto, a missa da vigília daquela festa irá principiar pelas 19h30.
Como preparação espiritual haverá um tríduo nos dias 2, 3 e 4 de Agosto com adoração ao Santíssimo Sacramento às 19h30 e missa às 20 horas.
O arraial terá o conjunto Animatura no sábado das 21 horas à meia noite e a Banda Filarmónica de Santo António no domingo pelas 19h30, encerrando-se a festa às 22 horas.

Canhas

A paróquia dos Canhas tem Nossa Senhora da Piedade como padroeira.
A festa vai realizar-se no domingo 6 de Agosto às 16 horas, seguida de procissão.
A missa da vigília desta festa será celebrada no sábado às 20 horas.
Nesse dia a partir das 11 horas a banda filarmónica visitará os sítios daquela paróquia e das 21 horas à 1 hora da madrugada atuará um conjunto musical.
Haverá fogo de artifício às 23 horas.
No domingo às 18h30 será feito o leilão dos produtos oferecidos à paróquia e às 19 horas seguido de um conjunto

Bom Sucesso

A paróquia do Bom Sucesso, no Funchal, vai preparar a festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso, a sua padroeira, com novenas e missas que se iniciaram na segunda-feira, 31 de julho e que serão celebradas às 19h30.
A festa será realizada no domingo 6 de agosto às 17 horas e a missa da vigília principiará pelas 20 horas do sábado dia 5 de agosto.
Nesse dia às 15 horas, junto à farmácia iniciam-se as romagens com chegada à capela cerca das 17 horas. Haverá animação musical no sábado com o Trio Maravilha e no domingo com o conjunto Electro Band. A Banda Filarmónica de Santo António atuará naqueles dois dias.

Água de Pena

A festa do Santíssimo Sacramento na igreja da paróquia da Água de Pena vai ter lugar no próximo domingo às 16 horas.
No final decorrera a procissão que percorrerá um percurso onde estará um tapete de flores.
Haverá arraial no sábado e no domingo.

São Paulo
Realiza-se no próximo domingo a festa de São Paulo na paróquia de que é padroeiro, situada na freguesia da Ribeira Brava. Inicia-se s 15 horas, sendo seguida de procissão.
No sábado a missa da vigília principiará às 21 horas. Atouguia

Nossa Senhora do Coromoto, a padroeira da Venezuela vai ser evocada na Festa do Emigrante que decorrerá nos dias 5 e 6 de agosto na paróquia do Atouguia freguesia da Calheta com missa solenizada às 17 horas.
No sábado às 20 horas terá início a procissão com saída da capela de Cristo Rei naquela paróquia indo até à igreja do Atouguia onde às 21 horas será celebrada a Eucaristia.
O conjunto Electro Band e o cantor madeirense Álvaro Florença, também ele emigrante no Reino Unido, fará a animação no arraial a partir das 21 horas do sábado, ia5 de agosto.
No domingo Grupo de Folclore da Calheta atuará pelas 18 horas ao que se seguirá o conjunto Nova Onda.