Ministro da Defesa inicia hoje visita às Ilhas Selvagens

O Ministro da Defesa, José Alberto Azeredo Lopes, inicia hoje uma visita de cerca de 48 horas à Madeira para visitar as infraestruturas da Autoridade Marítima Nacional nas Ilhas Selvagens e o Comando da Zona Marítima da Madeira.

Segundo o gabinete do Ministro da Defesa, “esta visita ministerial representa um marco fundamental na consolidação do projeto de criação do Posto Marítimo das Selvagens levado a cabo pela Autoridade Marítima Nacional em cooperação com a Marinha Portuguesa”.

O projeto de criação do Posto Marítimo das Selvagens tem por principal objetivo garantir o exercício da autoridade do Estado e reforçar a capacidade de vigilância e segurança marítimas naquela área marítima.

A sua concretização compreende a agregação de extensões do Comando Local da Polícia Marítima e da Delegação Marítima do Funchal e a existência de uma presença permanente da Polícia Marítima.

Ministro da Defesa, Azeredo Lopes, nas Selvagens.

Polícia Marítima nas Selvagens

Segundo informações obtidas pelo FN junto do Ministério da Defesa, “desde agosto de 2016 que a Polícia Marítima mantém a presença de dois agentes e uma embarcação semirrígida de alta velocidade e uma embarcação anfíbia nas Ilhas Selvagens, com a qual são efetuadas patrulhas e é assegurada a fiscalização em redor das ilhas”.

A permanência efetiva da Polícia Marítima teve de ser acompanhada pela criação de novas capacidades a vários níveis, como a instalação de uma estação do sistema Costa Segura, criação de novos meios náuticos e o desenvolvimento ou a introdução de melhorias em infraestruturas físicas já existentes. É a conclusão deste projeto que o Ministro da Defesa Nacional irá conhecer no local e proceder simbolicamente à sua inauguração.

Estruturas nas Selvagens

Azeredo Lopes partirá do Funchal a bordo do Navio da República Portuguesa Álvares Cabral a 31 de julho e chegará às primeiras horas de 1 de agosto à Selvagem Pequena, onde visitará as infraestruturas da estação Costa Segura ali localizada.

De seguida visitará as infraestruturas da Autoridade Marítima Nacional da Selvagem Grande, onde vai inaugurar o posto de Comando Local da Polícia Marítima do Funchal nas Ilhas Selvagens e a extensão da Repartição Marítima.

No dia 2 de agosto, no Funchal, o Ministro visitará o Comando da Zona Marítima da Madeira, onde presidiará a uma cerimónia de condecorações de elementos da Polícia Marítima e da Marinha Portuguesa, visitará o sistema Costa Segura da Madeira e a embarcação Madeira,  que se encontra presentemente a ser preparada num estaleiro local para entrar ao serviço da Polícia Marítima.

O Ministro será acompanhado pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, pelo Representante da República para a Região, Ireneu Cabral Barreto, pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Silva Ribeiro, pela Secretária Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais (em representação do Presidente do Governo Regional), Susana Prada, bem como por outras entidades regionais e autoridades ambientais.