Semana Gastronómica de Machico com 33 participantes prepara-se para receber milhares

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
As barracas já estão em fase final de montagem para o evento que começa amanhã, pelas 20 horas. Foto Rui Marote

A 32ª Semana Gastronómica de Machico, que começa amanhã e prolonga-se até 6 de agosto, assume-se como o evento de excelência para o concelho, fazendo convergir milhares de pessoas, que desfrutam da gastronomia e do vasto programa de animação que está preparado para estas noites de verão.

O presidente da Câmara Municipal lembra que este evento tem o objetivo de “pugnar pela defesa da gastronomia de Machico, da Região e também com alguns pratos que são de âmbito nacional. Trata-se de um acontecimento que durante dez dias proporciona uma profusão de iniciativas de âmbito cultural e recreativo, além de iniciativas que irão ocorrer paralelamente à própria semana, como sejam a corrida da bandeja, o festival de cocktail, cozinha ao vivo, a prova de vinho, a animação para as crianças, entre outros”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Semana Gastronómica de Machico deste ano tem 33 participantes. Foto Rui Marote
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
De dia a praia, de noite a Semana Gastronómica. Será assim nos próximos dez dias. Foto Rui Marote

Para Ricardo Franco, além de ser um evento marcante até para a Madeira no seu global, regista “muitos visitantes que já marcam as suas férias tendo em conta estas datas da Semana Gastronómica”. Por isso, como refere, “temos procurado melhorar as condições de espaço e o programa de animação e este ano contamos com 33 participantes, contabilizando todos os stands existentes, correspondendo a restaurantes, bares, snack-bares”.

O autarca destaca, ainda, o facto de haver “muitos jovens do concelho, que estando em período de férias, aproveitam estes dez dias para poderem usufruir da semana ganhando algum dinheiro, face à procura de colaboradores por parte dos comerciantes neste evento”.

A abertura oficial tem lugar pelas 20 horas de amanhã, sexta-feira, seguindo-se as atuações dos AOAKASO (21.15h), Non Sense (22.15h), The Gift (23.15h), Dj Celso Velosa e Josi D (00.45h). No sábado, 29 de julho, o programa de animação é composto pelo Grupo Folclórico do Caniçal (20 horas), Machetes de Machim (21h), Final Vozes do Concelho (22h), Amigos da Música (23.45h) e DJ Guido (1.30h).

No domingo, 30 de julho, a partir das 17.30 horas, decorre a Cozinha ao Vivo, pelo Chef Filipe Silva da Quinta do Lorde, prevendo-se a atuação do Grupo dos Borracheiros da Associação Flores de Maio, pelas 18 horas. Às 19.15 atua o Grupo de Folcore de Machico e os Prestige Dance às 21 horas. Seguem-se Lidiane Dualibi e Blue Oak, respetivamente às 22.15h e 23.45h.

Durante a próxima semana, os 4 Litro atuam na segunda-feira às 22.30 horas e os Abba Gold têm atuação prevista para terça-feira, pelas 23.15h. Os Anjos atuam na quarta-feira, 2 de agosto, às 23.15h e Raquel Tavares a 3 de agosto pelas 23 horas. Vânia Fernandes e Miro Freitas têm atuação agendada para 4 de agosto. A 5 de agosto, será a vez de Diogo Garcia e Pedro Garcia atuarem às 23.30h. No domingo, dia 6 de agosto, há corrida da bandeja às 15 horas.