Miguel Albuquerque amanhã na apresentação do programa de intervenção precoce no cancro oral

foto LR

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, marcará presença, amanhã, pelas 10 horas, no Museu da Eletricidade –Casa da Luz, na apresentação pública do programa de intervenção precoce no cancro oral na Região Autónoma da Madeira.

O cancro oral é uma doença prevenível quando é associada a fatores de risco e estilos de vida modificáveis, sendo um dos cancros mais prevalentes no mundo.

A agressividade do cancro oral quando tratado tardiamente tem vindo a aumentar a mortalidade. A taxa de sobrevivência está diretamente relacionada com a deteção em estádios precoces da doença, revelando-se desta forma essencial os esforços dos profissionais de saúde para fazer um diagnóstico precoce, com o objetivo não só de diminuir a taxa de incidência, mas também melhorar a esperança de vida de todos os que a desenvolvem.

Assim, torna-se necessário implementar um Programa de Intervenção Precoce no cancro oral, na Região Autónoma da Madeira, destinado aos utentes pertencentes aos grupos de risco.

Este programa será realizado em parceria com a Ordem dos Médicos Dentistas. Os cuidados prestados no âmbito deste programa são realizados nos serviços com competência nesta matéria, pertencentes ao Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, E.P.E., bem como nos consultórios dos Médicos Estomatologistas e Médicos Dentistas com inscrição ativa nas respetivas Ordens Profissionais, com domicílio e exercício profissional na Região Autónoma da Madeira.