9 de setembro de 1973 – Hospital Distrital do Funchal, Hospital da Cruz de Carvalho, Hospital Novo, Hospital Dr. Nélio Mendonça [2009]

AF!

9 de setembro de 1973: nasce o “Hospital Novo” que a Madeira ainda chama pelo nome

A 9 de setembro de 1973, o Funchal ganhou um novo marco na saúde pública: a inauguração do Hospital Distrital do Funchal, unidade que, ao longo de mais de meio século, viria a ser conhecida sucessivamente como Hospital da Cruz de Carvalho, Hospital Novo e, desde 2009, Hospital Dr. Nélio Mendonça.

Uma inauguração com Presidente da República

A cerimónia de abertura contou com a presença do então Presidente da República, o Almirante Américo de Deus Rodrigues Thomaz, e da sua esposa, D. Gertrudes Ribeiro da Costa Rodrigues Thomaz, numa deslocação que sublinhava a relevância nacional da obra. A imprensa regional da época não poupou nos elogios, registando que “o distrito do Funchal passou a dispor de um dos melhores e mais bem equipados hospitais portugueses, e também dos melhores ao nível estrangeiro”.

Num terreno com cerca de 36 mil metros quadrados, em zona citadina e de fácil acesso, a concretização do empreendimento foi um dos maiores acontecimentos regionais e nacionais daquele ano. A capacidade inicial era de 526 camas e a unidade destinava-se a servir toda a população da Região Autónoma, então estimada em cerca de 250 mil pessoas.

Na lápide descerrada pelo Chefe de Estado lia-se: “Este hospital foi inaugurado a 9-IX-1973 por sua Excelência o Senhor Presidente da República, Almirante Américo Deus Rodrigues Thomaz, sendo ministro das Obras Públicas o Engenheiro Rui Sanches e ministro da Saúde e Assistência o Doutor Baltazar Rebelo de Sousa”.

Do “Distrital” à Cruz de Carvalho: os nomes de uma instituição

Embora o nome oficial, durante décadas, tenha sido Hospital Distrital do Funchal, a população rapidamente o batizou como Hospital da Cruz de Carvalho, designação que se enraizou no uso quotidiano. Paralelamente, consolidou-se a alcunha “Hospital Novo”, ainda hoje usada para o distinguir de outras unidades mais antigas da cidade.

Em 1977, a unidade passou a integrar o Centro Hospitalar do Funchal, que, em junho de 2003, adotou a designação de Hospital Central do Funchal, no âmbito da reorganização do Serviço Regional de Saúde.

2009: a homenagem a Nélio Mendonça

Em 2009, pela Resolução n.º 1080/2009 do Governo Regional da Madeira, o Hospital da Cruz de Carvalho passou a designar-se oficialmente Hospital Dr. Nélio Ferraz Mendonça. A mudança homenageou o fundador do Serviço Regional de Saúde e ex-presidente da Assembleia Legislativa da RAM, consolidando no nome da instituição a memória de uma figura central na organização da saúde madeirense.

Um hospital que marcou gerações

Ao longo de mais de cinco décadas, o “Hospital Novo” tornou-se palco de incontáveis histórias de vida: nascimentos, urgências, internamentos e alta médica, mas também de ruturas e transformações no sistema de saúde regional. É nesta unidade que nasceu, entre muitos outros, o futebolista Cristiano Ronaldo, facto que, anos depois, projetaria internacionalmente o nome do hospital.

Em setembro de 2025, a instituição assinalou 52 anos de atividade, mantendo-se como principal hospital público do Funchal e da Madeira, em articulação com o Hospital dos Marmeleiros no âmbito do Hospital Central do Funchal.

Legado e atualidade

Mais do que um edifício, o Hospital Dr. Nélio Mendonça é uma referência afetiva e institucional para várias gerações de madeirenses, que continuam a usar, indiferentemente, as designações “Hospital Novo”, “Cruz de Carvalho” ou “Nélio Mendonça” para se referirem ao mesmo lugar. A data de 9 de setembro de 1973 permanece, assim, como um marco fundador da saúde moderna na Região Autónoma da Madeira.


Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.