Decorreu ontem, na Sede Regional do PSD-Madeira, as Jornadas Autárquicas da JSD, uma conferência que contou com a presença de Fernanda Cardoso -vice-presidente da ALRAM e presidente da comissão de revisão do Estatuto político-administrativa.
A iniciativa contou igualmente com a presença de Jaime Filipe Ramos -Presidente do grupo parlamentar do PSD e com Rui Santos -Presidente da delegação Regional da ANAFRE, presidente da junta de freguesia de Santo António e membro da comissão recém criada pelo PSD para as autárquicas.
Com a organização da JSD Funchal e sob o tema poder local vs Autonomia, debateu-se sobre a orgânica e o funcionamento do poder local, sobre a autonomia e descentralização e desconcentração político-administrativa numa iniciativa que pretende formar e simultaneamente preparar e ouvir os jovens sociais-democratas e a população do Funchal.
Segundo a presidente da JSD-Funchal, Joana Aguiar falou-se igualmente sobre as dificuldades e entraves sentidas pelas autarquias e freguesias e de soluções para ultrapassa-las.
Foi defendido ainda que as Câmaras bem como as freguesias deveriam preocupar-se estritamente em cumprir as suas tarefas e os seus papéis, sejam eles servir a população, garantir a limpeza dos seus concelhos ou garantir a dinâmica dos mesmos, reiterando ainda que o mesmo não se faz em alguns conselhos dotados de publicidade enganosa.
Ficou claro que só assim, cada um cumprindo com o seu dever, é que se conseguirá um bom funcionamento por parte de cada órgão político administrativo e só assim a Rgião e a sua população conseguirão prosperar a todos os níveis.