Ciclo “Objectos Partilhados” de Diogo Goes registou mais de 4000 visitantes

diogo-goes2A organização do “Ciclo Objectos Partilhados” em jeito de balanço, de 2016, revela os números do projeto: o conjunto de iniciativas contou com mais 4000 visitantes, 725 dos quais visitaram «Pinturas Francas, sobre o retrato em Osculum», (registados de 2 de Setembro até 15 de Dezembro 2016) patente no Museu Henrique e Francisco Franco, até 6 de Janeiro de 2017, sendo os restantes, cerca de 3300 pessoas visitaram «Quis que as galinhas… a partir da “Poule noir”, de Henrique Franco», patente no Hall da Câmara Municipal do Funchal, entre 13 de Setembro a 3 de Outubro de 2016.

O Ciclo Objectos Partilhados, da autoria e coordenação do artista plástico funchalense Diogo Goes, natural de São Gonçalo, foi uma iniciativa apoiada e realizada em parceria com Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Economia e Cultura, da Divisão de Cultura e Turismo e Museu Henrique Francisco Franco, que teve por principal objetivo interpretar a obra Moderna dos irmãos Franco, conferindo-lhes um redimensionamento estético contemporâneo.

Dos resultados obtidos, destaca-se a realização: 2 exposições; 3 oficinas criativas; 4 aulas-conferências; 7 visitas guiadas específicas. O Ciclo Objectos Partilhados contou ainda teve uma envolvência de 31 entidades parceiras, públicas e privadas; 8 autores (entre artistas convidados, oradores, e autores de textos); foram ainda publicados: 2 livros-catálogos, com uma divulgação online realizada através de 16 plataformas digitais, blogs, páginas web das entidades parceiras e redes sociais, com um global de mais de 241.600 vizualizações.

Refira-se que, foi intensa a envolvência do público visitante e dos grupos de diversas escolas e instituições de solidariedade social, com o projecto, tendo sido a desenvolvidos vários serviços educativos, contemplando oficinas de expressão plástica, anches solidários, visitas guiadas e aulas-conferência.

O prolongamento das exposições, veio aumentar a adesão do público visitante.

Destaque para as iniciativas do Ciclo “Objectos Partilhados” que foram também integradas em vários projetos de âmbito nacional: no Ciclo “Osculum / Totem, com a Fundação Millennium BCP”, para o biénio 2014/2016; na Programação Oficial das Jornadas Europeias do Património Cultural, uma iniciativa da Comissão Europeia com a Direção Geral do Património Cultural; e na Programação do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa e do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja.

O projeto mereceu também, ampla divulgação nacional, operada pelo Ministério da Cultura, através da Agenda Cultural do Gabinete de Estratégia, Planeamento, e Avaliação Culturais – GEPAC.

Diogo Goes é natural de São Gonçalo, antigo aluno da Escola da APEL e Licenciado em Artes Plásticas –Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e com Formação na área da Pedagogia.

Realizou cerca de cinquenta exposições individuais e participou em mais de cento e vinte exposições coletivas em todo o país e estrangeiro. Soma prémios e bolsas. Tem atualmente a decorrer vários projetos a nível nacional e internacional em que participa.