GR quer apoios da UE para a renovação da frota de pesca do espada preto

/LC/

Festa do peixe espada preto Albuquerque

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, deslocou-se esta sexta-feira a Câmara de Lobos, onde participou na abertura da 24ª edição da festa gastronómica dedicada ao peixe espada preto.

Na ocasião, o líder do Executivo realçou a importância do acordo alcançado entre os governos regionais da Madeira e dos Açores, no sentido de permitir a pesca de espada preta por embarcações madeirenses em águas açorianas.

Miguel Albuquerque identificou ainda o desafio do Governo Regional para apoiar o setor. “O nosso próximo passo tem a ver com algo que é bastante difícil”, referiu o Presidente do Governo.”É convencermos a UE para podermos ter fundos da União para a recuperação da nossa frota pesqueira da espada. A UE está muito relutante em atribuir fundos para a renovação das frotas e nós, aqui, temos que invocar uma questão fundamental. É que a pesca da espada preta não é só uma questão económica da Madeira. É uma questão da nossa identidade e património cultural, que inclui, obviamente, a espada ex-libris da nossa gastronomia”, concluiu.