O ‘elefante branco’ que promete transformar-se em ‘cisne’

hotel-praça-do-mar-007.jpg.jpeg

*Com Rui Marote

Brevemente será inaugurado, na Praça do Mar, o hotel Pestana CR7. Renderá à Região 12.500 euros mensais, o que resultará em 4.5 milhões de euros no final dos 30 anos de concessão.

Recordemos a história deste polémico edifício na Praça do Mar. Em finais de 2012, foi aberto concurso para o primeiro piso do edifício, destinado a comércio de restauração. Na altura, surgiu um grupo vinícola que pretendia, além dos proventos das vendas, ter um museu do vinho, concurso esse que lhe foi concedido pelo valor de dez mil euros mensais. Porém, com a crise à porta, os investidores desistiram.

Na altura, Miguel Albuquerque sugeriu que ali fosse instalado o Museu de Arte Contemporânea, que entretanto foi deslocado para o antigo Centro das Artes Casa das Mudas, na Calheta. Tal projecto, como é sabido, não foi para a frente.

Mais tarde, a Sociedade Metropolitana lançou a ideia de um Museu do Mar e da Emigração. Diga-se de verdade que era uma ideia interessante, à semelhança do que existe em Cork, na Irlanda, de onde saiu o Titanic na sua fatídica viagem.

hotel-praça-do-mar-010.jpg.jpeg

Mas o Governo desistiu, pois estávamos em crise e em pleno buraco financeiro.

Só em Novembro de 2014 o Grupo Pestana mostrou interesse pelo espaço.

Foi necessário alterar o concurso para hotelaria, sendo que o Grupo Pestana foi na realidade o único interessado pelos valores acima citados.

Mais tarde, em 2015, surgiu a parceria com Cristiano Ronaldo. O Funchal Notícias desconhece se esse valor subirá, uma vez que a adjudicação foi para o primeiro piso e actualmente o hotel ocupa diversas lojas no rés-do-chão.

O Pestana CR7, entretanto, foi mesmo para a frente e assumir-se-á como a primeira unidade da marca Pestana CR7 Lifestyle Hotels a abrir portas, já no dia 1 de Julho. Será um hotel totalmente digital e SO-ME-MO (Social Media Mobile), apresentando internet WiFi de alta velocidade gratuita, dentro e fora do hotel. Tem 48 quartos de nível superior e uma suite, com uma piscina no terraço, um deck para relaxar e apanhar sol e uma vista privilegiada sobre o porto do Funchal e Marina. Com um bar no terraço e um ‘lounge’ (salão), inclui ainda um programa personalizado para manter a forma, com ginásio ao ar livre e sauna. Os preços são a partir de 180 euros por noite, e as reservas estão já a registar grande interesse, segundo declarou recentemente Paulo Prada, administrador do Grupo Pestana, que prevê que o hotel esteja cheio já nos próximos meses… ou mesmo anos. A expectativa é de sucesso. Se assim for, será um verdadeiro volte-face de um edifício que já se tinha tornado um verdadeiro “elefante branco” para a conversão num autêntico “cisne”…