Cerca de 2700 alunos estreiam época de exames na Região

exames3A época de exames e provas nacionais arrancou esta quarta feira. Na Madeira, quase três mil alunos do básico ao secundário puseram à prova os seus conhecimentos em língua portuguesa e filosofia.

O período de avaliação externa dos alunos do secundário teve início hoje com os exames nacionais de Português (12º ano), Português Língua Não Materna (PLNM) e Filosofia.

De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Regional de Educação, no primeiro caso o exame realizou-se em 25 escolas da Região, abrangendo 2.145 alunos, 96% do total dos inscritos.

Quanto a PLNM, foram três os estabelecimentos a realizarem o exame no secundário, num total de sete alunos.

O exame de Filosofia foi aplicado em 14 escolas para 518 alunos, 95% dos inscritos.

Ao nível do 3.º Ciclo do Ensino Básico (9ºano), as provas nacionais realizadas respeitam ao Português Língua Não Materna, níveis A2 e B1. Foram aplicadas em cinco escolas madeirenses para um total de 14 estudantes.

O processo decorreu com normalidade em todas as escolas.

A grande maioria dos alunos de 9º ano será chamada, porém, a realizar as provas nacionais de final de ciclo de Português e Matemática, respetivamente a 17 e a 21 de junho.

Recorde-se que o atual Ministério da Educação decidiu este ano acabar com a avaliação externa em Português e Matemática nos 4º e 6º anos de escolaridade, anos terminais dos 1º e 2º Ciclos.