Mais água de rega para o Porto Santo

Foto: madeira.gov
Foto: madeira.gov

*Susana Prada esteve reunida com representantes dos agricultores

A Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais foi ao Porto Santo garantir mais água e mais duas horas de rega (até às 19:00) para os agricultores daquela ilha.

Para garantir um maior caudal para a irrigação da zona agrícola, Susana Prada comunicou que vai mudar a bomba existente para uma mais potente. “Ainda antes do Verão, esperamos ter a bomba a funcionar”, esclareceu.

A Secretária do Ambiente esteve reunida com a Comissão Instaladora da Associação de Produtores e visitou algumas infraestruturas, nomeadamente as noras, a ETAR da Ponta e as estações elevatórias de águas residuais.

Foto: madeira.gov
Foto: madeira.gov

 Quanto ao desejo apresentado pelos produtores para a extensão do sistema de rega aos terrenos do litoral sul da ilha do Porto Santo, Susana Prada faz depender essa medida da “conversão do atual sistema de rega por alagamento, que consome muita água, para um sistema de aspersão”. Mudança que, perante as dúvidas de eficácia apresentadas pelos agricultores porto-santenses, deverá ser testada no Campo Agrícola Experimental do Farrobo.

Sobre a barragem do Tanque, ficou garantido o desassoreamento que “será efetuado já durante o Verão e terá uma capacidade maior no próximo ano, na época das chuvas”.

 O Governo, através da Secretária do Ambiente, garantiu ainda que está prevista a requalificação daquele equipamento, e em estudo a hipótese de aumentar a capacidade de armazenamento para os 150.000 m3.