GR aprova 71 mil euros para bombeiros do Funchal, Machico e Santa Cruz

quinta-vigiaO Conselho de Governo aprovou esta quinta-feira apoios aos municípios do Funchal, de Machico e de Santa Cruz no total de 71.144,00 euros, no âmbito da cooperação técnica e financeira para financiar investimentos na área de socorro e emergência das cooperações dos Bombeiros Municipais (Funchal – 57.579,50, Machico –  7.144,00€ e Santa Cruz – 7.144,00€).

Na área do emprego, foi autorizada a transferência do Instituto de Segurança Social da Madeira, IP-RAM para a Secretaria Regional das Finanças e da Administração Pública da importância de 4,7 milhões de euros, correspondente aos restantes 50% da referida dotação orçamentada para financiamento das políticas ativas de emprego e valorização profissional.

O Conselho de Governo aprovou, ainda, a Resolução que recomenda ao Governo da República a adoção da medida de redução do Imposto Especial de Consumo (IEC) que confere maior competitividade a bebidas tradicionais madeirenses no mercado nacional.

Conselho da Diáspora Madeirense

Sérgio Marques, o secretário regional que tutela a política da emigração, anunciou a aprovação da criação do Fórum Madeira Global e do Conselho da Diáspora Madeirense como forma de implementar uma nova dinâmica, dotando as comunidades madeirenses de uma maior capacidade de assessorar o Governo Regional na definição da sua política para o setor.

 

“Os emigrantes madeirenses e os seus luso-descendentes são parte integrante da população madeirense que importa valorizar através da adoção de medidas atrativas que promovam a sua participação no desenvolvimento da sua terra natal”, sublinhou. “Ciente desta realidade, o Governo Regional propõe-se assegurar uma maior participação das nossas comunidades, promovendo o envolvimento mais ativo das gerações mais novas e da nova emigração qualificada. Para esse efeito, importa criar espaços que permitam o diálogo, o debate, e a participação organizada das comunidades madeirenses dispersas pelo mundo.”

Louvor a João Rodrigues

 

O Conselho de Governo decidiu atribuir um Louvor ao velejador madeirense João Rodrigues, pela sua brilhante carreira e, por mais uma vez, ter assegurado a sua participação no mais importante e histórico evento multidesportivo global, os Jogos Olímpicos – Rio2016.

 

Finalmente, o Plenário do Governo aprovou, também, a celebração de um contrato-programa com o Clube Desportivo “Os Especiais”, tendo em vista o financiamento das atividades no ano de 2015, no valor de dez mil euros.