40 anos – memórias – curso de magistério primário 1973/1975 – Funchal é o nome da publicação que será lançada no dia 6 de novembro pelas 18:00h, no Sindicato de Professores da Madeira (SPM), em parceria com a editora Deebookpublisher .
A obra, composta por livro e E-book, pretende assinalar as bodas de rubi deste curso que testemunhou a transição entre a época pré e pós revolucionária do 25 de abril de 1975.
De acordo com a comissão organizadora das comemorações dos 40 anos, composta por Filomena Lume, Almerinda Pimenta, Carmo Tranquada, Fátima Caires e Jacinta Jardim, a publicação constitui o pretexto para reviver emoções e experiências formativas, mas também o de retratar os mundos e tempos da educação e da escolaridade de então, conjugando-os com a identidade profissional de uma dada geração de professores.
Com a publicação simultânea em formato E-book e em papel, a edição deste livro não se esgota em si mesma, dizem, mas pretende transfigurar-se em móbil de partilha e de incentivo a iniciativas idênticas que confiram visibilidade à história da escola primária e ao património da educação madeirense.