
Estão a decorrer, ao longo do dia de hoje, no auditório da ‘Casa da Luz’, as Primeiras Jornadas da Comarca da Madeira. A sessão de abertura foi bastante concorrida.
Estão em debate as áreas de intervenção da Comarca, sobretudo as que têm causado maiores dificuldades em matéria de pendências caso das secções de comércio, execuções e família e menores.

As jornadas são aproveitadas para debater, ainda, a temática da violência doméstica, cujos processos são, ainda, significativos na Região Autónoma da Madeira.
Marcará presença nas Jornadas a presidente do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), a juíza-desembargadora Albertina Pedroso, que intervirá no Encerramento e dará a conhecer as novas funcionalidades da plataforma informática dos tribunais (CITIUS).

Aproveitando a realização das Jornadas, o Conselho da Comarca promoveu uma exposição no Museu da Electricidade – Casa da Luz que será inaugurada ao início da tarde.

Trata-se de de um acervo de mobiliário e objectos antigos, processos antigos e fotografias, que pretendem retratar alguns aspectos da história judicial madeirense.
A abertura da exposição ocorrerá pelas 13H45 e contará com as presenças da presidente do IGFEJ e da Secretária Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal.