IX Encontro Regional Eco-Escolas arranca amanhã em Santa Cruz

eco-hotelO IX Encontro Regional Eco-Escolas da Região Autónoma da Madeira decorre, nos dias 23 e 24 de outubro, no concelho de Santa Cruz.

A Sessão de Abertura será presidida pela Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais.

A Madeira é a região do país com maior taxa de implementação do Programa Eco-Escolas (60%), sendo que, em 2015, serão galardoadas 139 das 141 escolas que participaram no programa durante o ano letivo 2014/2015.

Mas os números são ainda mais elucidativos se percebermos que dos 11 municípios da Região, todos eles Municípios Parceiros da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), seis (Calheta, Câmara de Lobos, Ponta do Sol, Porto Moniz, Porto Santo e São Vicente) conseguiram integrar 100% das suas escolas no Programa Eco-Escolas.

O IX Encontro Regional Eco-Escolas é organizado pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, através da Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, que faz a Coordenação Regional do Programa Eco-Escolas na Madeira, em parceria, com um dos municípios da Região.

A agenda do Encontro Regional inclui a entrega do Galardão Eco-Escolas aos municípios da Madeira e às Eco-Escolas de Santa Cruz, assim como a (in)formação e troca de experiências em formato de palestras, workshops, fóruns de discussão e trabalho de campo.

O Eco-Escolas é um programa internacional, considerado pela UNESCO como a maior rede internacional de professores e alunos do Mundo a trabalhar em Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

Coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul, esta iniciativa destina-se a todos os graus de ensino (do pré ao superior), e sua metodologia foi inspirada nos princípios da “Agenda 21” local (a Agenda 21 é um dos principais resultados da conferência Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992), com o propósito de garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

O Programa Eco-Escolas está presente em 59 países, com 44.547 escolas participantes, contando com 15.747 escolas galardoadas. Estão envolvidos neste programa cerca de 14 milhões de alunos e mais de 1 milhão de professores (1.241.567).

Em Portugal, em 2014/2015, inscreveram-se 1274 em 220 concelhos.