UMa promove simpósio sobre AVC a 29 de Outubro

UMaPelo facto de existir uma percentagem significativamente mais elevada de mortalidade nas mulheres devido ao AVC (Âcidente Vascular Cerebral) do que nos homens, cerca de seis em cada dez mortes causadas por AVC ocorrem em mulheres, a Organização Mundial de AVC (World Stroke Organization – WSO), lançou a campanha “I am Woman: stroke affects me”.

A Universidade da Madeira (UMa), através da Escola Superior de Saúde, com o apoio do SRS – IA Saúde; SESARAM, EPE e a Câmara Municipal do Funchal, associa-se à campanha da WSO, em curso até 2016, e promove no dia 29 de outubro, Dia Mundial do Doente com AVC, o Simpósio “Eu sou mulher: O AVC afeta-me”.

O programa inclui diversas conferências científicas e painel, a realizar no Colégio dos Jesuítas, e ações de sensibilização e rastreios de fatores de risco, a ter lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal.

A sessão de abertura do Simpósio terá lugar às 09h00, no Auditório da Reitoria, ao Colégio dos Jesuítas.

A primeira conferência, intitulada “Eu sou mulher: O AVC afeta-me” terá início pelas 09h30 e contará com a preleção de Rafael Freitas, Médico de Medicina Interna, e de Otília Freitas, Presidente da ESS, que irão abordar “O AVC na Mulher” e “Guidelines no tratamento agudo do AVC”.

Pelas 11h00, Sergi Bermúdez, investigador do M-ITI, irá proferir a conferência “Realidade Virtual e Interfaces Cérebro-computador para a Reabilitação do AVC”. Segue-se às 11h45, a conferência subordinada ao tema “Reabilitação Cognitiva e Motora do AVC Através das Tecnologias Interativas”, com preleção a cargo de Ana Lúcia Faria, Psicóloga.

O simpósio encerra com o painel “Atualidades na Reabilitação do Doente com AVC”. Entre os oradores estão Manuela Barros, Fisiatra; Arlinda Oliveira, Enfermeira Especialista em Reabilitação; Sónia Alves, Enfermeira Especialista em Reabilitação; Vitor Teixeira, Terapeuta da Fala e Pedro Fonseca, Assistente Social. A participação no simpósio é gratuita, mediante inscrição, através do seguinte endereço http://tinyurl.com/ess-avc.