Início de Julho com muitos arraiais pela ilha

arraial-2.7.15O primeiro domingo do mês de julho será assinalado na Madeira com a realização de festas religiosas que  integram a vertente de arraial.

Haverá celebrações em honra do Santíssimo Sacramento nas paróquias dos Álamos, Sagrada Família, Vitória-Santa Rita, Lombada (na freguesia de Santa Cruz) e Sagrado Coração de Jesus (Boa Nova). Após as missas da festa realizam-se as procissões que percorrerão itinerários onde serão colocados tapetes de flores feitos pelas comunidades paroquiais. São um dos atrativos desta festa e demonstram muita criatividade e empenhado de elevado número de pessoas das mais diversas idades.
Na igreja das Preces (Machico) será celebrada a festa de Nossa Senhora das Preces, a padroeira daquela paróquia. Uma festa com tradição é que  vai decorrer na capela das Almas, situada na paróquia da Encarnação (Estreito de Câmara de Lobos) será realizada a festa de Santa Maria Gorett, que tem muitos devotos naquela zona.
Entretanto no sábado, dia 4 de julho na paróquia da Boa Nova será realizada a festa de Santa Isabel, Rainha de Portugal. O motivo da celebração desta festa que se realiza anualmente naquela data, é porque  a igreja do Coração de Jesus tem o espólio pertencente à capela da Santa Casa da Misericórdia do Funchal, dedicada a Santa Isabel, e que se encontrava na Avenida Zarco no edifício onde funcionou a Junta Geral do Distrito do Funchal.