Morreu o ex-Ministro que impulsionou a Medicina na Universidade da Madeira

mariano gago2
Mariano Gago discursando na UMa a 13 de Setembro de 2010. Foto Presidência do Governo Regional.

Morreu ontem, aos 66 anos, o ex-ministro da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior, Mariano Gago.

O homem que, em 2009, deu um grande impulso à criação, na Universidade da Madeira (UMa) de uma escola internacional de Medicina.

Aliás, um ano depois, a 13 de Setembro de 2010, deu honras à UMa de abertura oficial do ano universitário português, numa cerimónia em que esteve presente.

Tal como esteve presente no Colégio dos Jesuítas o ex-Primeiro Ministro, José Sócrates e o ainda presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim. Assim como a maior parte dos Reitores das Universidades portuguesas.

Mas mais importante do que isso, foi o carinho com que Mariano Gago tratou a UMa.

Na cerimónia, o ministro do Ensino Superior deixou o desafio de se criar na Ilha uma nova escola de Medicina, “de grande dimensão”, que chame até Portugal estudantes de todo o mundo.

O projecto da Escola Internacional contou com o apoio do Governo Regional. A ideia não está abandonada mas sofreu um revés quando o Executivo regional recuou na construção de um novo Hospital, infra-estrutura que seria charneira para o projecto.

O objectivo seria trazer até à Madeira estudantes e investigadores de diferentes partes do mundo, sendo que Mariano Gago frisou a importância de ver a nova escola a funcionar em parceria com escolas médicas de referência no panorama internacional.