Depois de Madrid, em 2014, a Madeira acolhe, entre os dias 14 e 16 de Março, a 13.ª Conferência Internacional sobre ‘e-Society 2015’.
A conferência terá lugar no Pestana Casino Park Hotel, no Funchal.
Trata-se de uma conferência internacional que reúne especialistas mundiais ao nível da sociedade da informação.
Entre os oradores está o professor Gitte Bang Stald, da Universidade de Copenhaga, na Dinamarca.
Mas o orador convidado é Jonathan Bishop, principal investigador do Centro de Investigação em comunidades online e E-Learning Systems, da Bélgica.
Jonathan Bishop irá abordar o tema “A falsa identificação de Adolescentes digitais como Trolls” (trolls são criaturas humanóides, nada inteligentes mas muito trabalhadoras).
Trata-se de uma iniciativa da Associação Internacional para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (IADIS), que visa proporcionar um fórum de apresentação e discussão de trabalhos que estão a ser realizados sobre Mobile Learning e que ilustram os mais recentes desenvolvimentos na área.
Em paralelo decorrerá a 11.ª Conferência Internacional ‘Mobile Learning 2015’.
A chamada ‘e-society’ é uma sociedade global da informação dominada por novos termos como o ‘e-Government’, ‘e-Democracia’, ‘e-Business’, ‘e-Commerce’, ‘e-Learning’, ‘e-Saúde’, etc. que usa novas ferramentas e Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ao serviço do bem comum mas mais céleres.
As primeiras áreas da ‘e-society’ que surgiram foram o ‘e-Learning’ (ensino à distância) e o e-Business.
O desenvolvimento da ‘e-Society’ depende agora, cada vez mais, do desenvolvimento da realidade virtual (VR) e das tecnologias que garantam a interacção entre todos os participantes de uma ‘e-society’. De uma maneira cada vez mais acessível, aceitável e tangível.
Na Madeira, a conferência ‘e-Society 2015’ pretende abordar as principais questões de interesse na sociedade da informação.
Esta conferência abrange tanto a técnica como os aspectos não-técnicos da sociedade da informação.
Serão abordados temas como a inclusão e a exclusão digital, o e-Business, o e-Commerce (com as suas potencialidades e os seus riscos), o e-Learning, os novos Media digitais, os novos serviços digitais como o e-Government (Governo Electrónico), o e-Health (a possiblidade de operar à distância), e os novos sistemas de informação e gestão da informação.
Em paralelo com este evento decorre a ‘8th IADIS International Conference on Information Systems’, cujo orador é o professor Robert Galliers, da Universidade de Bentley, Boston, USA; e professor de sistemas de informação da Universidade de Loughborough, UK.