Marcos Freitas prossegue competição no Kuwait

Marcos Freitas
Foto: Cortesia ITTF

Desenrola-se hoje (14 de fevereiro), na cidade do Kuwait, o quarto dia de competição do Open Internacional do Kuwait, segunda prova do Circuito Profissional (World Tour) da Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF).
O atleta madeirense Marcos Freitas (nº 10 do Ranking Mundial), depois da vitória de ontem frente ao atleta brasileiro Hugo Calderano, por 4-1, defrontou na manhã de hoje o chinês Fang Bo (n.º 15). Neste encontro dos oitavos de final, o atleta olímpico madeirense alcançou um brilhante triunfo sobre o atleta da seleção chinesa, com uma difícil vitória por 4-3 (7-11, 11-9, 13-11, 9-11, 7-11, 11 -7 e 11-4), alcançando a qualificação para os quartos de final da prova.
O madeirense apresentou-se num nível muito elevado e confiante neste encontro, obtendo a qualificação para a fase seguinte, onde refira-se será o único europeu em competição, completando-se o mapa com oito asiáticos.
Depois da presença na final do Top 16 Europeu, disputado no passado fim de semana, Marcos Freitas volta a se exibir ao mais alto nível mundial, estando neste evento entre os oito melhores. Agora, no encontro dos quartos de final, irá medir forças com o chinês Zhang Jike (atual n.º 4 do ranking mundial), num autêntico duelo de titãs, na luta pelo apuramento para as Meias-finais.
Neste encontro, que opõe dois atletas nascidos em 1988, atribui-se favoritismo ao atleta chinês, campeão do Mundo em 2011 e 2013, campeão olímpico em 2012 e que já liderou a classificação mundial entre junho e dezembro de 2012. Sem sombra de dúvidas um grande teste às capacidades do jovem atleta madeirense campeão europeu, que cria cada vez maior afinidade com este nível de competição.
No último confronto entre os dois atletas, em prova pontuável para o ranking mundial, o aiático levou vantagem após vitória por 4-1, curiosamente no Open do Kuwait de 2010.