As “Testemunhas de Jeová” emitiram um relatório especial de 2024, dando conta de crimes de ódio contra as pessoas que praticam este culto, e considerando que a incidência dos mesmos está a piorar.
“Um tiroteio mortal num local de reuniões das Testemunhas de Jeová na Alemanha. Agressões violentas em Espanha. Propriedades religiosas vandalizadas em toda a Europa. Estes actos hostis mostram o aumento de discursos e crimes de ódio contra as Testemunhas de Jeová nos últimos anos”, refere-se num comunicado.
“Visto que no dia 18 de junho se comemora o Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio, as Testemunhas de Jeová estão a divulgar um novo relatório especial de 2024 com o tema: “Testemunhas de Jeová: Alvo de Discursos e Crimes de Ódio”, refere-se na nota.
“As Testemunhas de Jeová são pessoas pacíficas”, disse Jarrod Lopes, porta-voz mundial das Testemunhas de Jeová. “No entanto, têm sido, repetidamente, alvo de discursos e crimes de ódio, desinformação maliciosa e violência indescritível. O nosso relatório especial divulga novos dados sobre os discursos e crimes de ódio registados nos últimos anos, bem como situações perigosas que se surgiram em muitas regiões, especialmente na Europa. O relatório também apresenta sugestões úteis para as autoridades governamentais e práticas adequadas para os meios de comunicação social sobre como combater o discurso de ódio e a violência contra
grupos vulneráveis como as Testemunhas de Jeová.”
As Testemunhas de Jeová afirmam que têm sido um dos alvos principais do discurso de ódio, discriminação e perseguição – especialmente em algumas regiões da Europa.
“Em 2022, houve 130 crimes de ódio contra as Testemunhas de Jeová, os quais incluíram agressões violentas e destruição de propriedades, de acordo com o Departamento de Instituições Democráticas e Direitos Humanos da Organização Para a Segurança e a Cooperação na Europa. Isto representa 17% de todos os crimes de ódio comunicados à OSCE”, apontam as Testemunhas.
O relatório “Testemunhas de Jeová: Alvo do Discurso e de Crimes de Ódio” destaca incidentes específicos de crimes de ódio, incluindo:
- ÁUSTRIA: Em 20 de Agosto de 2023, bombas explodiram debaixo de veículos de membros de uma congregação de Leibnitz.-
- ALEMANHA: Crimes de ódio contra as Testemunhas de Jeová alcançaram um nível sem precedentes na Alemanha em 9 de Março de 2023, com o atentado a tiro fatal num dos seus locais de reunião em Hamburgo. De acordo com os resultados preliminares, o autor do crime parece ter sido influenciado, pelos menos parcialmente, pelos discursos de ódio nas redes sociais. Seis adultos e um bebé por nascer foram assassinados. Posteriormente, registaram-se mais de 70 artigos difamatórios e discriminatórios na comunicação social e nas publicações das redes sociais. Em 19 de Março de 2023, em Lichtentanne, duas jovens, Testemunhas de Jeová,
encontraram um bilhete escrito à mão na porta da sua casa que dizia: “Que pena não terem estado em Hamburgo!” - NORUEGA: Em 27 de Janeiro de 2022, os locais de reunião das Testemunhas de Jeová em Stord foram vandalizados exatamente no mesmo dia em que a governadora do condado de Oslo e Viken anunciou que negaria os benefícios estatais às Testemunhas de Jeová.
- ESPANHA: Em 9 de Dezembro de 2023, um homem começou a insultar crentes perto de um local de reuniões das Testemunhas de Jeová em Tenerife. Ele usou frases como: “Morte às Testemunhas de Jeová” e “Temos de eliminar as Testemunhas de Jeová”. Ele também começou a atirar pedras a uma mulher que estava a caminho do local de reunião. A seguir, o homem
atirou pedras a dois carros que pertenciam a Testemunhas de Jeová. Ele partiu as janelas de ambos os carros e depois incendiou um deles. - UCRÂNIA: Em 23 de Março de 2023, um padre da Igreja Ortodoxa Ucraniana aproximou-se de duas Testemunhas de Jeová que estavam a exibir publicações religiosas em Hlyboka. Secretamente, gravou a conversa que teve com ele e, depois, publicou o vídeo no Facebook juntamente com declarações que continham discurso de ódio. Isso provocou milhares de comentários, incluindo apelos para exterminar as Testemunhas de Jeová.
- Em 30 de Outubro de 2023, The European Times concluiu que esses ataques contra as Testemunhas de Jeová são imputáveis a discurso de ódio e discriminação “propagadas ou apoiadas por agências do Estado” e difundido pelos “principais meios de comunicação social.”
Descubra mais sobre Funchal Notícias
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.






