O que é o Idadismo?

AF!

Para preencher o Inquérito On-line, basta aceder ao seguinte link: https://forms.gle/8DjsuZsxJLKiiMpz7
O Governo Regional, através da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, mediante a Direção Regional das Políticas da Longevidade, está a inquirir a população para avaliar o Idadismo.
Esta avaliação da atitude Idadista na Região Autónoma da Madeira, insere-se na Campanha Contra o Idadismo, promovida pela Direção Regional das Políticas da Longevidade e está em linha com a agenda da Década do Envelhecimento Saudável 2021-2030 da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Estima-se que, uma em cada duas pessoas têm atitudes discriminatórias em relação aos mais velhos e, na Europa, uma em cada três pessoas diz ter sido vítima de discriminação, com base na idade. (Fonte: Relatório mundial sobre o idadismo emitido pela OMS). Mais refere o relatório da OMS que ainda há uma noção de Idadismo incorreta que impede a implementação de políticas adequadas de envelhecimento saudável, pelo que é fundamental conhecer a atitude idadista para a poder combater eficazmente.
Ana Clara Silva considera que “esta ação diagnóstica, como dimensão da Campanha contra o Idadismo que a DRPPIL delineou, está alinhada com as recomendações dos Organismos Internacionais de referência, como a Organização Mundial de Saúde em matéria de políticas de longevidade. Estudos internacionais apontam para o idadismo como um fator negativo que pode causar muito sofrimento e encurtar a vida das pessoas, até menos sete anos do que seria esperado viver. Queremos contrariar o efeito preconceituoso sobre as pessoas mais velhas, e uma das medidas é a campanha de informação e sensibilização, que será baseada no conhecimento real da atitude idadista na Região.”
O inquérito a realizar on-line de forma anónima e aleatória está estruturado de acordo com a Escala Ambivalente de Idadismo (Cary, Chasteen & Remedios, 2017), método que apresenta uma consistência interna satisfatória e resultados fiáveis para medir o idadismo. Esta metodologia questiona de forma simples e objetiva uma série de variáveis importantes como o trabalho, saúde, proteção, ajuda, entre outros.
Composto por 13 perguntas, situando-se as respostas entre os níveis 1 – Discordo Totalmente e 7 – Concordo Totalmente, que serão respondidas on-line, o mesmo permitirá uma recolha dos dados, em tempo real, com recurso ao Google Forms e estará disponível durante um período máximo de 60 dias, no site institucional da Direção Regional das Políticas da Longevidade e da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil. Será ainda solicitada a colaboração de alguns parceiros sociais e da saúde, com intervenção na comunidade para aplicação do questionário à população em geral. A partir deste, será feita uma análise quantitativa relativa à associação do idadismo nas dimensões sócio demográficas, educacionais e profissionais da população madeirense.