Aviso vermelho para a Madeira encerra percursos na serra e preocupa autoridades

foto Rui Marote (arquivo)

O Instituto Português para o Mar e a Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso vermelho para chuva forte na Região Autónoma da Madeira, que está a preocupar as autoridades regionais. Há previsões de extremo risco para o sul da Madeira e para as encostas montanhosas, pelo que a Protecção Civil deverá fazer amanhã o ponto da situação.

Entretanto, o Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) informa que nos próximos dias 05 e 06 (segunda-feira e terça-feira) todos os percursos pedestres classificados da RAM estarão encerrados devido ao Alerta Vermelho emitido pelo IPMA.

“Este alerta é o mais grave da escala e foi emitido devido à ocorrência de chuva forte nas regiões montanhosas pelo que se torna perigoso caminhar nas zonas montanhosas e área florestal, devido a derrocadas, quedas de pedras e eventualmente queda de árvores”, referem os responsáveis pelos serviços florestais.

O IFCN além de proceder ao encerramento de todos os percursos pedestres classificados desaconselha qualquer atividade lúdico/desportiva nestas zonas aconselhando população local e turistas a não se deslocarem para estas zonas serranas enquanto vigorarem alertas meteorológicos extremos.
A estrada florestal que liga a Eira do Serrado ao Pico do Areeiro irá encerrar pelo mesmo período e pelo mesmo motivo.
“Aconselha-se à população a seguir as directrizes emitidas pelas autoridades de Protecção Civil e a não terem comportamentos de risco. O IFCN terá nestes locais, e por questões preventivas, elementos da Polícia Florestal, Vigilantes da Natureza e demais funcionários operacionais”, promete.