CMF investe 20 mil euros em campanha de profilaxia médica para cães e gatos

A Câmara Municipal do Funchal (CMF) aprovou hoje a isenção de taxas da nova campanha de profilaxia médica para cães e gatos que irá decorrer em todas as freguesias do concelho. A dita campanha destina-se a cães e gatos com mais de 3 meses de idade. Este é um investimento superior a 20 mil euros, inserido na politica municipal de “bem-estar e cuidado dos animais”. Assim o declarou Pedro Calado, no final da reunião semanal da autarquia.

O início da campanha está marcado para o próximo dia 11 de Março. Segundo explicou o autarca, esta campanha gratuita inclui a vacinação antirrábica (com validade de 3 anos), a identificação dos animais com transponder, desparasitação e a emissão de boletim sanitário.

O edil funchalense frisou o “sucesso” da campanha realizada no ano passado em que foram vacinados cerca de 800 animais permitindo, desta forma, ajudar as pessoas com mais dificuldade económica  a cuidar dos seus animais. O presidente funchalense informou que de acordo com as  últimas estatísticas, 40% da população do Funchal tem pelo menos um cão e cerca de 25% tem pelo menos um gato.

Para participar nesta campanha é necessário inscrever-se, antecipadamente na respectiva Junta de Freguesia da área de residência, havendo um limite de inscrições.

Os detentores dos animais podem aceder a toda a informação através do site do município no endereço: funchal.pt

Nesta reunião, foi ainda aprovado a prorrogação do prazo de execução, por mais 90 dias, da Empreitada de Promoção da Eficiência Energética nas habitações sociais do bairro do Palheiro Ferreiro, composto por 70 fogos.

Trata-se de um investimento de 1,4 milhões de euros, cuja obra ficará concluída em Junho deste ano. Pedro Calado explicou que estão a ser feitas intervenções de isolamento térmico, bem como a substituição de caixilharias de alumínio e colocação de painéis solares.

“Esta reabilitação irá dar um maior conforto aos moradores”, garantiu o autarca.