OCM assinala 59 anos com concerto no dia 4 no Centro de Congressos

O violoncelista Levon Mouradian

A Orquestra Clássica da Madeira vai assinalar o seu aniversário (59 anos) com um concerto no próximo sábado, 04 de Fevereiro, às 18 horas, no Centro de Congressos da Madeira. Em foco estarão quatro excepcionais compositores da música erudita, desde o período clássico e passando pelo período romântico e moderno, nomeadamente o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, o alemão Mendelssohn Bartholdy, o espanhol Pablo Sarasate e o checo David Popper.

Para este concerto, a Orquestra apresentar-se-á com 46 instrumentistas, dirigida pelo maestro Martin André, já alguns anos um conceituado convidado da Orquestra Clássica da Madeira.

A Orquestra contará ainda, como solista, com o violoncelista Levon Mouradian, exímio instrumentista arménio que, desde 1989, vive em Portugal tendo sido admitido nesse ano como instrumentista na Orquestra Gulbenkian.

Estreou-se em público aos 10 anos de idade, tendo ganho o 1.º Prémio de Interpretação num concurso para jovens músicos realizado na República da Arménia. Aos 14 anos tocou em público, como solista, as Variações Rococó de Tchaikovsky, com a Orquestra Sinfónica da Arménia, dirigida pelo maestro D. Khandjian. Como solista, ou integrado em grupos de música de câmara, apresentou-se em importantes festivais internacionais, nomeadamente em Munique (“Nachtsücke”), Tallin (David Oistrakh Festival), Weikersheim, São Petersburgo (“St. Petersburg Palaces”), Santander, Burgos e Cangas de Onís, e ainda Madeira, Coimbra, Algarve, Sintra, Leiria, Tomar e Viana do Castelo.

No âmbito da responsabilidade formativa e pedagógica da Orquestra Clássica da Madeira, os alunos e formandos de todas as áreas artísticas do Conservatório-Escola das Artes da Madeira têm entrada livre mediante apresentação de cartão estudante e disponibilidade da sala.

O programa, detalhadamente, é o seguinte:

Wolfgang Amadeus Mozart [1756 – 1791] – Abertura da ópera “O Rapto do Serralho”

Pablo Sarasate [1844 – 1908] – Zigeunerweisen

David Popper [1843 – 1913] – Rapsódia Húngara

Mendelssohn Bartholdy [1809 – 1847] – – Sinfonia nº5 em Ré Maior

Os bilhetes custam 20€ (adulto) e 5€ (criança)

Ticketline: https://ticketline.sapo.pt/evento/concerto-de-aniversario-orq-classica-madeir-70934

Estão ainda disponíveis na Loja Gaudeamus – Colégio dos Jesuítas (próximo da Câmara Municipal do Funchal), e, no dia do evento, a partir das 16 horas, no próprio local do concerto.