A Câmara Municipal do Funchal diz estar a estudar uma solução para acabar com os estacionamentos abusivos nos passeios e em linhas amarelas, sobretudo em duas artérias da cidade. Pedro Calado apontou o exemplo das ruas 31 de Janeiro e 5 de Outubro, em que se verifica “falta de civismo”.
“Todos os dias, sobretudo pela manhã, na hora de almoço e ao fim do dia, entre as 17:00 e as 18:00, há carros estacionados na faixa da direita congestionando o trânsito”, referiu o autarca.
“Por muito que se faça para melhorar o trânsito na cidade e que se adoptem medidas, tem que existir mais civismo e o cumprimento das regras por parte de alguns automobilistas”, sentenciou.
Calado referiu algumas das acções que tem sido desenvolvidas no terreno todos os dias para regular o trânsito, nomeadamente a melhoria na sensorização do tempo de espera em alguns semáforos.
“Estamos a agir diariamente, estamos a melhorar, já pedimos a colaboração da PSP relativa à parte da fiscalização”, garantiu. Contudo, avisa que “não podemos ter um polícia em cada esquina a fiscalizar uma infracção, é uma questão de civismo”.
O edil funchalense adverte que cada vez há mais carros em circulação, cada vez há mais turismo e não se podem admitir infracções desta natureza, admitindo ser necessário avançar com outras soluções que neste momento estão a ser estudadas internamente, e que brevemente serão anunciadas.