Rita Andrade levou “Secretaria em Movimento” a São Vicente

Ao longo desta quarta-feira, 23 de Novembro, decorreu a iniciativa ‘Secretaria em Movimento + Perto de Si’ que vai já na sua quarta sessão. A Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania (SRIC) esteve presente neste concelho, com a govenrante Rita Andrade a reunir-se no Salão Nobre da Câmara com o edil José António Garcês.

Na ocasião, e como vem sendo hábito nesta iniciativa, foram debatidas temáticas relacionadas com o Emprego, a Segurança Social, os Assuntos Sociais, o Trabalho e a Acção Inspectiva, refere uma nota, que dá ainda conta da presença de cerca de 10 empresários do concelho.

“Ouvir a população, os empresários, as forças vivas do concelhos, bem como informar acerca de alguns programas de apoio que estão ao dispor da população são os principais objectivos desta iniciativa”, declarou Rota Andrade. 

Foram ainda abordados alguns indicadores que realçam “a trajectória positiva no que concerne à população empregada residente no concelho de São Vicente”. Segundo Rita Andrade, “os últimos dados realçam que o desemprego registou um decréscimo homólogo significativo, na ordem dos 20% em comparação com Outubro de 2021”.

Paralelamente e ao longo do dia, na Escola Agrícola da Madeira, a SRIC disponibilizou vários serviços sob a tutela da Secretaria, com balcões de atendimento personalizado num formato de proximidade, com o objectivo de esclarecer a população no que diz respeito a questões relacionadas com o Emprego, a Segurança Social, os Assuntos Sociais, o Trabalho e a Acção Inspctiva.

Ainda no âmbito da programação desta iniciativa, destaque para a sessão motivacional realizada também na Escola Agrícola da Madeira, dirigida a mais de 100 pessoas em situação de desemprego do concelho, durante a qual “os presentes foram convidados à reflexão conjunta sobre questões relacionadas com a empregabilidade e à procura activa de emprego e mercado de trabalho”.