Papa Francisco com dor segue viagem ao Bahrein e faz homenagem comovente a Maria

Está a correr mundo as imagens do Papa Francisco numa atitude comovente diante da imagem da Virgem Maria, por ocasião da sua 39.ª viagem apostólica ao Bahrein ou Barém, um país do golfo Pérsico que é um arquipélago constituído por trinta pequenas ilhas, a este da Arábia Saudita.

Com reconhecida dor no joelho, o Papa prossegue a sua missão, mostrando a importância que consagra à intercessora Mãe do Céu, a Virgem Maria, e fazendo um apelo forte ao diálogo interreligioso.

Trata-se da primeira visita de um pontífice a este país, para participar fórum para o diálogo entre Oriente e Ocidente.

 

Esta é a 39ª viagem internacional de Francisco, que aceitou o convite das autoridades civis e eclesiásticas para participar no “Fórum do Barém para o Diálogo: Oriente e Ocidente para a Coexistência Humana” e encontrar-se com a comunidade católica local.

No avião que o levou ao Bahrein, o Papa não fez a ronda habitual entre os jornalistas, devido a dores no joelho, e pediu-lhes que fossem até ele para uma saudação, relara o portal de notícias do Vaticano.

Francisco disse a um dos profissionais que esta é “uma viagem interessante”, da qual podem surgir “boas notícias”.

A medalha comemorativa da viagem inclui uma alusão à ‘Árvore da Vida’, que resiste há mais de 400 anos num lugar árido do deserto, e a Qal’at al-Bahrain, local arqueológico que foi a capital de Dilmum, uma das mais importantes civilizações antigas da região.

Os primeiros cristãos a chegar ao Barém vinham principalmente dos países vizinhos – Iraque, Turquia, Síria, Líbano, Palestina, Jordânia e Egito -, tendo a comunidade cr principalmente Filipinas e do resto do mundo.

A Santa Sé destaca que o Barém é um dos poucos Estados do Golfo Pérsico a ter uma população cristã local; o Islão é a religião oficial e o sistema legal é baseado na lei islâmica, mas a liberdade de culto é permitida.

A primeira igreja católica na Península Arábica foi construída em Manama, capital do Barém, em 1939; uma segunda igreja foi construída no município de Awali, num terreno doado pelo rei Hamad bin Isa al-Khalifa em 2013.

Os residentes no Barém estão sob a jurisdição do Vicariato Apostólico do Norte da Arábia, estabelecido em 2011, com sede em Awali, no qual trabalham cerca de 65 sacerdotes, muitos deles capuchinhos.