Educar para prevenir: simulacro de incêndio no Infantário Refúgio do Bebé

No âmbito do projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos, realizou-se, na manhã da passada segunda-feira (31 de outubro), um simulacro de incêndio no Infantário Refúgio do Bebé.

Foi simulado um incêndio na cozinha e foram treinados os procedimentos de emergência constantes no Plano de Emergência deste estabelecimento de ensino. Toda a equipa do infantário mobilizou-se de acordo com o referido plano, com cada elemento da equipa a desempenhar de forma exemplar cada uma das missões atribuídas; alarme, alerta, tentativa de extinção, evacuação, receção dos bombeiros, etc.

Este simulacro contou com a presença dos Bombeiros Voluntários Madeirenses e PSP, assim como com os técnicos do Serviço Regional e Municipal de Proteção Civil do Funchal e da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, que auxiliaram na observação e avaliação do exercício.

Durante a pandemia, por razões de segurança, estes simulacros com a participação de entidades externas à escola foram suspensos, mas os estabelecimentos escolares continuaram a fazer exercícios internos de evacuação e abrigo, de forma a continuar a treinar os seus procedimentos e a cumprir com o previsto na lei.

O projeto Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos mantém nas escolas da RAM uma dinâmica de treino e sensibilização que pretende continuar a desenvolver uma cultura de segurança na comunidade educativa, de forma a melhorar comportamentos e estratégias para lidar com diferentes situações de risco.

Refira-se que, no próximo dia 9 de novembro, às 11h09m, a maioria das escolas da Região participará no exercício nacional de simulacro de sismo intitulado “Terra Treme”. Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e pretende treinar e sensibilizar para os procedimentos de autoproteção específicos nessa situação de risco natural.