Mostra “Artwalk” para homenagear escultor Maurício Fernandes

foto: Evangelina Sirgado Sousa
No âmbito de um protocolo de cooperação cultural celebrado entre a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, e a MOVE, a associação apresenta “ARTWALK”, uma exposição itinerante, em homenagem ao escultor Maurício Fernandes, que irá percorrer oito concelhos da Madeira, até Dezembro de 2023. Será inaugurada na sexta-feira, dia 4, pelas 19 h, em Santana. Foi já apresentada em São Vicente entre 22 de Setembro e 31 de Outubro de 2022. A mostra em São Vicente foi marcada pela performance da ANIMAballet que participou na inauguração com um excerto da peça “into the Light” de Vanessa Henriques, no âmbito da parceria, para a divulgação das artes na região, entre a MOVE e a Escola de Dança do Funchal.
O projecto ARTWALK visa homenagear o escultor Maurício Fernandes, pelo seu percurso e contributo para o desenvolvimento da cultura e arte regional, principalmente na área do design.

Foram convidados vários artistas e criativos de diferentes áreas de expressão, a participarem nesta homenagem, que de algum modo tiveram contacto com o escultor Maurício Fernandes, quer porque foram seus colegas, amigos ou alunos.

Esta primeira mostra da ARTWALK conta com a participação dos artistas: Carlos Costa, Eurico Santos, Evangelina Sirgado de Sousa, Filipe António, Graça Berimbau, Guilherme Fernandes, Luís Filipe, Mafalda Gonçalves, Ricardo Sousa, Ricardo Veloza, Rita Rodrigues e Teresa Jardim.

Associada à instalação artística que vai marcar a sua presença ao público em vários concelhos da RAM – Região Autónoma da Madeira, estará igualmente aberta ao público uma exposição de vários trabalhos realizados pelo escultor Maurício Fernandes, nos diversos núcleos culturais de cada um dos concelhos, por onde esta mostra irá passar.

A Move – Associação Cultural, Criativa e Artística da Madeira, existe como movimento artístico desde 2008. Foi fundada por Filipa Jasmins Freitas e Fábio Teles, antigos alunos de artes plásticas e design da UMa.

Desde 2020, é uma associação sem fins lucrativos e mantém o seu objecto principal que é a criação, divulgação de projectos criativos e de eventos destinados à valorização da expressão criativa e do património material e imaterial da R.A.M. Através do desenvolvimento de protocolos com diversos polos criativos e Câmaras Municipais, a MOVE tem o intuito de desenvolver projectos que potenciem o talento criativo e a Cultura das cidades e vilas da nossa região.

A mostra poderá ser vista nos seguintes locais e com a seguinte calendarização:

De 22 setembro a 31 de outubro de 2022 – S. Vicente

De 4 novembro a 31 de dezembro de 2022 – Santana

De 10 de janeiro a 17 de fevereiro de 2023 – Machico (Solar do Ribeirinho)

De 1 de abril a 1 de maio de 2023 – Porto Moniz (Centro de Ciência Viva)

De 7 de maio a 16 de junho de 2023 – Porto Santo

De 25 de junho a 25 de agosto de 2023 – Santa Cruz (Casa da Cultura – Quinta do Revoredo)

De 22 de setembro a 31 de dezembro de 2023 – Funchal (Quinta Magnólia – Centro Cultural)

O projecto tem produção da Move – Associação Cultural e Artística da Madeira

A direcção artística da ARTWALK é de Sofia Fernandes

Dão apoio logístico as seguintes autarquias:

Câmara Municipal de S. Vicente

Câmara Municipal de Machico

Câmara Municipal de Santa Cruz

Câmara Municipal do Porto Moniz

Câmara Municipal de Santana

Câmara Municipal de Porto Santo

Quinta Magnólia – Centro Cultural

Outros apoios:

Molduradora do Garajau

Promerch – Publicidade

.