Análise jurídica comparada: o direito de manifestação (Artigo 45.º da Constituição) versus a ocupação ilícita de praças e o Decreto-Lei n.º 406/74


AF!

Análise jurídica comparada

Em Portugal, o direito de manifestação é um direito fundamental autónomo, mas não absoluto: a ocupação continuada de uma praça pode ser protegida enquanto expressão pacífica de reunião e manifestação, mas pode ser legalmente interrompida quando se converte em ocupação abusiva, perturbação grave da ordem pública ou obstáculo efetivo a direitos de terceiros. O ponto decisivo não é a mera presença prolongada no espaço público, mas a intensidade, duração e consequências concretas dessa ocupação.

O núcleo constitucional

O artigo 45.º da Constituição garante, no n.º 1, o direito de reunião pacífica e sem armas, mesmo em lugares abertos ao público, sem necessidade de autorização; o n.º 2 reconhece a todos os cidadãos o direito de manifestação.

A doutrina e a Procuradoria-Geral da República entendem que a manifestação, embora autónoma, tem proteção análoga à reunião: o legislador não pode submetê-la a autorização prévia. Isto significa que uma praça, largo ou rua pode, em princípio, ser o palco legítimo de protesto, mesmo sem autorização administrativa.

O regime do DL 406/74

O Decreto-Lei n.º 406/74, de 29 de agosto, regulamenta o exercício concreto dos direitos de reunião e manifestação e é, em regra, considerado conforme à Constituição na medida em que não afeta o seu conteúdo essencial.

Elemento Regime jurídico Limite constitucional
Autorização prévia Proibida pelo artigo 45.º, n.º 1, da CRP Não pode ser exigida para reunir ou manifestar.
Aviso prévio Organizadores devem avisar por escrito a câmara municipal, com antecedência mínima de dois dias úteis Não pode servir para impedir ou dificultar o exercício do direito.
Interrupção Só quando a iniciativa se afastar da sua finalidade por atos ilegais ou perturbar grave e efetivamente a ordem, tranquilidade públicas ou direitos alheios A restrição deve ser necessária e proporcional.
Sanção A realização contrária ao diploma pode integrar desobediência qualificada A mera falta de aviso não autoriza, por si só, dispersão automática.

Onde fica a “ocupação ilícita de praças”

Uma ocupação de praça não é ilícita apenas porque dura mais do que um comício ou desfile convencional. A jurisprudência recente sublinha que a falta de aviso prévio não constitui requisito de licitude da manifestação nem fundamento automático de interrupção, sobretudo se a concentração é pacífica e não perturba relevantemente a ordem e a segurança públicas.

Por outro lado, o mesmo acórdão reconhece que não é permitida a realização de reuniões, comícios ou manifestações com ocupação abusiva de edifícios públicos ou particulares. Transposto para praças e espaços públicos, o critério relevante é o seguinte:

  • Ocupação expressiva temporária: sentar-se, concentrar-se, fazer um acampamento simbólico de curta duração ou manter uma presença pacífica tende a enquadrar-se no núcleo do artigo 45.º.

  • Ocupação que bloqueia funções essenciais: impedir substancialmente o acesso a hospitais, transportes, habitação, trabalho ou circulação pode justificar limitação, porque colide com direitos e liberdades de terceiros.

  • Ocupação com estruturas, riscos sanitários, degradação ou segurança: a instalação de estruturas temporárias e riscos concretos podem ser ponderados como elementos de perturbação efetiva, não como mero incómodo.

  • Ocupação prolongada que esvazia o caráter de manifestação: quando deixa de haver mensagem, convocação ou atividade expressiva e passa a ser uso exclusivo e continuado do espaço, a proteção constitucional enfraquece, embora a intervenção continue sujeita a proporcionalidade.

Interrupção e dispersão

O artigo 5.º, n.º 1, do DL 406/74 permite às autoridades interromper reuniões, comícios, manifestações ou desfiles apenas quando forem afastados da sua finalidade por atos contrários à lei ou à moral, ou quando perturbarem grave e efetivamente a ordem e a tranquilidade públicas ou o livre exercício de direitos das pessoas.

A exigência é dupla: não basta uma perturbação abstrata, potencial ou meramente incómoda; é necessário um prejuízo concreto e relevante. O parecer n.º 11/2021 reforça que a interrupção compete às autoridades de polícia e que a ordem de dispersão deve respeitar os pressupostos legais e o princípio da proporcionalidade.

Assim, uma ordem de despejo de uma praça será mais defensável se demonstrar: (i) risco ou dano efetivo para terceiros; (ii) impossibilidade de conciliar o protesto com a utilização normal do espaço; (iii) esgotamento de medidas menos gravosas, como delimitação de área, alteração de trajecto, horários ou condições de permanência; e (iv) proporcionalidade entre a medida e o bem protegido.

Conclusão comparada

Situação Enquadramento provável
Manifestação pacífica em praça, com ou sem falha formal de aviso Protegida pelo artigo 45.º; a falta de aviso não justifica, isoladamente, dissolução.
Acampamento simbólico de curta duração, sem bloqueio relevante Em princípio protegido, se pacífico e compatível com direitos de terceiros.
Ocupação continuada que impede circulação, acesso a serviços ou uso público normal Pode ser restringida, se houver perturbação grave e efetiva e proporcionalidade.
Ocupação abusiva de edifício ou espaço fechado Fora da proteção plena do direito de manifestação; admite intervenção mais intensa.
Recusa de dispersão após ordem legal e fundamentada Pode configurar desobediência qualificada, nos termos do artigo 15.º, n.º 3, do DL 406/74.

Descubra mais sobre Funchal Notícias

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.