Madeira participa nas Jornadas Nacionais de Catequistas no Santuário de Fátima

Nos dias 22 e 23 de outubro, realizam-se, em Fátima, as Jornadas Nacionais de Catequistas 2022 sob o tema “A identidade da catequese no Diretório” e tendo como referência bíblica «Que Deus abra uma porta à nossa pregação» (Col 4, 3). A Madeira participa com a presença de um grupo de catequistas que se desloca ao Santuário de Fátima.
As Jornadas iniciam-se a 22 de outubro, no salão do Bom Pastor, em Fátima, com a intervenção do padre Francisco Romero, Secretário da Comissão evangelização, catequese e catecumenado – Espanha, que analisa o tema «A Catequese na missão evangelizadora da Igreja», a partir das 10h30.
Segue-se a conferência «A Catequese na vida das pessoas e das comunidades eclesiais» trazida à iniciativa por Vânia Pereira, da equipa Arquidiocesana de coordenação do processo sinodal, Braga.
Após o almoço Alfredo Teixeira, professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), apresenta «A Catequese em situação de pluralismos e de complexidades».
Pelas 16h30 «Linguagens da fé e Catequese» é trazido à reflexão pela professora Teresa Bartolomei, da UCP.
O dia termina com um painel, a partir das 18h00, e que reúne diferentes intervenientes da catequese em contextos socioculturais específicos.
Na manhã de Domingo, dia 23 de outubro, «O ministério do Catequista numa Igreja evangelizadora» é apresentado pelo padre Francisco Romero.
As Jornadas Nacionais de Catequistas 2022 encerram com a celebração da Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, presidida por D. António Moiteiro, bispo de Aveiro e presidente da CEECDF.