Ordem dos Engenheiros realizou mais uma acção

A Ordem dos Engenheiros (Madeira) foi palco de mais uma Tarde de Engenharia, desta vez subordinada à temática “Avaliação Geológico-Geotécnica na Construção – Prever Prevenir Poupar”.

Esta acção, organizada pelo coordenador do Colégio de Engenharia Geológica e Minas, engenheiro João Baptista, teve como palestrante a engenheira Filipa Palma, membro sénior da Ordem dos Engenheiros, e visou salientar a importância das geociências nas diversas fases da construção, tema que se reveste de grande oportunidade pelos inúmeros investimentos privados e públicos em edifícios e infraestruturas, e pela execução das empreitadas prevista do Plano de Recuperação e Resiliência na Região Autónoma da Madeira.

Demonstrou-se assim o papel de facilitador dos engenheiros das geociências, os quais se revelam elementos-chave para garantir um desenvolvimento sustentável na construção, bem como o aproveitamento de georrecursos.

Foi ainda proposta a criação de um banco de dados com a informação técnica das obras passadas (Data Silos Geológicos) visando desenvolver e sistematizar os elementos recolhidos ao longo da vida da obra.

Após a conclusão da apresentação, seguiu-se um espaço de troca de experiências e debate, no qual ficou demonstrado o interesse e a actualidade regional do tema através da participação activa da plateia.