“ERASMUSDAYS” na Escola da Torre entre os dias 13 e 15 de outubro

Os cursos EFA (Educação e Formação de Adultos), da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos da Torre-Câmara de Lobos, aderiram mais uma vez ao “ERASMUSDAYS”,  que decorre entre 13 e 15 de outubro de 2022.

O “ERASMUSDAYS” é uma iniciativa europeia destinada a promover o Programa ERASMUS+ em todo o mundo e dar visibilidade às atividades organizadas pelos beneficiários do programa. Durante três dias decorrem celebrações diversas, partilhas de experiências , promoção e valorização dos benefícios que a europa oferece através do programa ERASMUS+, numa verdadeira dinâmica à escala europeia.

Os cursos EFA  da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, ao longos dos últimos 10 anos, têm participado em inúmeros projetos no âmbito da Educação de Adultos e da Aprendizagem ao Longos da Vida

Atualmente, estão a coordenar um projeto  Erasmus + Adultos, Ação Chave 1 em consórcio com a APEFA (Associação Portuguesa de Educação e  Formação de Adultos) e a Universidade Aberta, intitulado JAEA  (Juntos Ajudamos, Ensinamos e Aprendemos). Com este  projeto  as instituições envolvidas pretendem possibilitar formação aos seus membros (formadores, mediadores, coordenadores, membros de cargos de direção ou direção intermédia e responsáveis por projetos) e pretendem igualmente contribuir para a aquisição de competências na áreas das tecnologias da comunicação e informação, da cidadania e da interculturalidade para poder intervir de forma mais ativa na sociedade, principalmente em públicos adultos em situação desfavorável.

Durante os dias 13 e 15 de outubro serão dinamizadas várias atividades na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Torre, com destaque para  reuniões com os coordenadores do projeto em cada instituição parceira; sessões de esclarecimento; exposições;  palestras  para alunos do 3.º ciclos e Ensino Secundário; uma ação de formação para professores sobre o Holocausto; apresentação de testemunhos de beneficiários do programa ERASMUS+, entre outras atividades.

Durante o ERASMUSDAYS 2022 serão igualmente apresentadas nas três instituições que integram o projeto JAEA as atividades de disseminação para 2022-23, com destaque para a realização de webinars sobre a literacia digital;  uma ação de formação para docentes; workshops; palestras sobre a interculturalidade e a diversidade cultural; divulgação do site do projeto e  publicação de artigos.