CDU defende passe gratuito para idosos, jovens e estudantes

A CDU andou hoje no centro do Funchal a defender a gratuitidade dos passes para idosos, jovens e estudantes até aos 23 anos de idade na RAM. No decurso da iniciativa, o deputado Ricardo Lume referiu que a criação de um título de transporte gratuito para idosos e jovens estudantes é uma medida da mais elementar justiça social.

Trata-se, na persepectiva do parlamentar, de uma maneira de promover maior acesso e uso do transporte público, dando também resposta “ao combate às alterações climáticas, assim como à redução do tráfego automóvel na Região”.

“Esta realidade acontece já em vários países dos quais damos como exemplo: o Reino Unido, a Bélgica e Luxemburgo”, afirma.

Mesmo em Portugal, no Município de Lisboa, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade a gratuitidade do passe para maiores de 65 anos, medida que já entrou em vigor a dia 1 de Agosto de 2022, sendo também aprovada por unanimidade a gratuitidade do passe para todos os jovens e estudantes até aos 23 anos de idade, medida que será implementada já no início do próximo mês de Setembro.

“Não somos portugueses de segunda categoria, o Governo Regional também tem de garantir o passe gratuito para os idosos, jovens e estudantes da nossa Região”, insiste o PCP, que apresentou no parlamento regional uma proposta neste sentido.