Festa da Alegria no fim-de-semana no Montado da Esperança, São Roque

São três dias de muita animação, onde não faltará a música, a tradição, a gastronomia e o desporto. A Festa da Alegria 2022 decorre entre a próxima sexta-feira e o domingo seguinte no Montado da Esperança, em São Roque. Trtata-se de um regresso “muito aguardado”, após dois anos de paragem forçada, devido à pandemia, de uma das maiores festas tradicionais da cidade e de toda a Região.

“Todos nós em São Roque já estávamos com saudades da Festa da Alegria, e preparamos um cartaz bastante atrativo para este evento, que junta cultura, tradição e animação”, explica o presidente da Junta de Freguesia de São Roque, Pedro Gomes.

A Festa da Alegria de 2022 pretende homenagear uma das tradições mais antigas da freguesia, que remonta ao século XVI: as tosquias que se realizavam precisamente no Montado da Esperança. É por isso natural, que o certame arranque com uma exposição e um workshop alusivo às tosquias.

O autarca convida os visitantes a passarem, também, pelo jardim das plantas aromáticas, recuperado e ampliado em 2018, e agora com 68 novas espécies entre as quais algumas nativas e endémicas. “Embora algumas destas últimas não tenham uso medicinal e/ou culinário, são importantes para a recuperação paisagística e ecológica do espaço e contribuem a médio prazo para o banco de sementes”, explicou, sublinhando que a maioria das ervas “são parte integrante de algumas receitas tradicionais madeirenses e servem também para fins medicinais.”

“É as 17 horas no Montado da Esperança, em que vamos recordar as tosquias, uma  atividade que teve uma enorme importância na vida económica da freguesia e que remonta ao século XVI”, refere Pedro Gomes.

O programa prossegue no sábado, também a partir das 17 horas, com a actuação de vários grupos musicais como a Banda Municipal do Funchal, o Grupo Madeira Despique – Gente Antiga, Telma Relva e a sua banda e termina já de madrugada ao som do Deejay Fire.

No domingo, a Festa começa como o Torneio de Veteranos de Nossa Senhora da Esperança 2022, no campo de jogos de São roque a partir das 9:30, seguindo-se no Montado da Esperança a atuação do Grupo Folclórico do Centro Cultural de Santo António e da dupla Avelino & Daniel. Às 11h30, o ponto alto do evento, com a Missa Campal rezada pelo reverendo José Luís Rodrigues.

A banda Monte Real, João Vinagre e Álvaro Florença encerram a Festa da Alegria 2022, que será apresentada por Carlos Pereira, da Secretaria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, que é um dos parceiros deste certame.

A organização é da Junta de Freguesia de São Roque e pela Casa do Povo de São Roque, e conta com os apoios das secretarias regionais da Inclusão social e Cidadania, e do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, juntamente com o Instituto das Florestas, Câmara Municipal do funchal e Paróquia de São Roque. Empresa de Cervejas da Madeira e Super São Roque, são também parceiros da organização, refere um comunicado de imprensa.