Apresentada a XII Regata Canárias-Madeira; mais de 20 embarcações deverão participar

Procedeu-se hoje à apresentação de uma impornte prova náutica, pela sua tradição: a XXII Regata Internacional Canárias – Madeira realizar-se-á entre os dias 6 a 11 de Setembro. Esta é a regata que mantém a tradição náutica de unir os dois arquipélagos do atlântico desde 1978, salienta a organização.

A regata terá a sua largada no dia 6 de Setembro de 2022 em Las Palmas de Gran Canaria pelas 12 horas. A partir de então, os velejadores rumarão à ilha da Madeira, mais precisamente ao Funchal.

Este ano será a grande estreia da categoria SOLO e Duplas, o que abre a possibilidade de os velejadores solitários poderem participar desta regata, assim como os pares/duplas. Habitualmente só participavam equipas.

Nesta Regata podem participar barcos com a certificado de medição ORC 1 e 2; ORC solo e duplo; OPEN nas classes 1 e 2.

A categoria Open pretende incentivar o envolvimento dos entusiastas da vela que não realizam competições formais e regulares, aproximando assim os ‘skippers’ e tripulações de velejadores do mundo da competição, procurando assim um carácter mais familiar e recreativo, refere-se.

Na XXII edição da Regata Canárias – Madeira serão premiados os três primeiros classificados nas categorias de ORC1; ORC2; DUPLO; SOLO; e OPEN. A exemplo de anos anteriores, a primeira embarcação a chegar em tempo real ao Funchal, recebe o Troféu “Dr. Alivar Jones Cardoso” em homenagem a um dos principais impulsionadores desta regata e antigo presidente do Clube Naval do Funchal. O prémio foi concebido pelo escultor madeirense Ricardo Veloza.

A prova é organizada pelo Clube Naval do Funchal, em parceria com o Real Club Náutico de Gran Canaria.

O Clube Naval do Funchal pretende continuar a honrar o seu legado de 70 anos de história na dinamização e organização de iniciativas que colocam a Madeira na rota internacional da vela, dos desportos e turismo náutico. Esta regata nas suas XXI edições já realizadas, conta no seu histórico com mais de 6600 velejadores e mais de 620 embarcações participantes.

Tendo em conta as pré-inscrições para a XXII edição, a organização estima contar com mais de 20 embarcações. Estas serão equipadas com um sistema de ‘tracking’, (GPS – Global Position System – Sistema de posicionamento Global), o sistema de rádio navegação por satélite que emite um sinal que permite seguir e determinar a posição e velocidade, 24 horas, em todas as condições climatéricas e em qualquer parte do mundo.

Esta é a forma que todos os amantes deste desporto e organização, tem para acompanhar toda a prova e de forma permanente.

Quanto ao programa da XXII Regata Canárias – Madeira, principiará no Município Las Palmas de Gran Canaria no dia 2 de Setembro, com a chegada das primeiras embarcações para amarração e preparação.

No dia 5 de Setembro realizar-se-á a reunião de início de regata com os responsáveis de cada embarcação, seguindo-se a festa de despedida dos velejadores e embarcações.

A organização estima que as primeiras embarcações possam chega durante a noite do dia 8 de Setembro à Marina do Funchal. Será, portanto, montado o habitual Village, que dará apoio à regata no Centro Náutico de São Lázaro, onde haverá também espaço para animação e happy hours.

No dia 10, dar-se-á o grande evento de final de regata: proceder-se-á à entrega de prémios, assim como o jantar e a Festa Branca do C.N.F. na Quinta Calaça.

Esta edição só se tornou possível com o apoio da marca Madeira – Secretaria Regional do Turismo e o Hotel Orquídea, São estes os dois principais patrocinadores deste evento.

O mesmo conta ainda com o apoio da Secretaria Regional da Tecnologia de do Desporto, Câmara Municipal do Funchal, Madeira Ocean & Trails, Marinha Portuguesa, Portos da Madeira, Marinha do Funchal, ARVM, ECM – Brisa Maracujá, Capitania do Porto do Funchal, assim como da SABSEG e Lusitânia Seguros, Diário de Notícias e Socicorreia.