Exposição sobre José Saramago na Galeria Anjos Teixeira

Foto: DR

A Galeria Anjos Teixeira promove uma Exposição de desenhos sobre José Saramago, da autoria de Francisco Simões, intitulada “Estudo para um Saramago”, que será inaugurada no Funchal na próxima terça-feira, dia 21 de Junho às 19h.

Quando se comemora o centenário do nascimento do escritor José Saramago, no âmbito daquela que é, neste ano, para a Galeria Anjos Teixeira a sua temática central – a “diáspora” – realiza-se a exposição de desenhos de Francisco Simões que regista traços que identificam o autor e marcam a obra do Prémio Nobel da Literatura de 1998.

A Galeria Anjos Teixeira aborda Saramago naquela que é a sua linguagem sobre a insularidade distante e na gramática que detalha as vivências da diáspora. Nesta perspectiva os desenhos, que pelas mãos de Francisco Simões integram estudos para um Saramago, trazem referências à diáspora e à insularidade como condição de criação cultural.

Assim, esta exposição também é uma incursão no universo da criação cultural e no legado cultural de José Saramago.

Esta exposição “Estudo para um Saramago” estará aberta ao público na Galeria Anjos Teixeira até ao próximo mês de Agosto.