Iniciativa Liberal responde às críticas da Secretaria da Economia

O partido Iniciativa Liberal veio reagir às reacções indignadas do Governo Regional, sobre as declarações críticas que prestou relativamente à linha de apoio Invest RAM, da Covid-19. A Secretaria Regional da Economia reagiu acusando a IL de “populismo” através das declarações do seu “porta-voz”,, mas o partido aproveita para clarificar a SRE, que a Iniciativa Liberal Madeira não tem “porta-voz”. Tem uma Comissão Coordenadora com um coordenador, um vice-coordenador, um secretário e dez vogais. O outro órgão é o Plenário com uma mesa constituída pelo seu presidente e dois secretários. “Posto isto, o que vai assinado pela Coordenadora, representa todos os membros que a integram”, refere.

“Vamos então ao que vai dito pela SRE. Reservamos para outra oportunidade a análise sobre o que pensamos sobre o funcionamento do IDE e dos apoios a coisas como a “Coolfarm”, “Estrela Pinguim”, “Nuances de Ternura”, “Girafa Corajosa”, “Baby Canguru”, “Percentagem Mágica”, “Visão Periférica”, “Vértice Perspicaz”, o simulador militar, etc.”, refere um comunicado.

“A Iniciativa Liberal não desconhece os apoios e os modos como estes funcionam. Muitos dos nossos membros e simpatizantes são empresários e sabem ao que podem recorrer e com que linhas se coser. A Iniciativa Liberal não pediu nenhuma lista com os apoios dados pelo IDE até hoje. Só uma qualquer dificuldade no português pode levar a SRE a deduzir isso. A IL Madeira pediu, isso sim e com clareza, a lista das empresas que cumprem os critérios de fundo perdido do Fundo INVESTE RAM COVID-19, e qual o montante de que cada uma beneficiará, visto que, repetimos, é de dinheiros dos contribuintes que falamos”, esclarece.

“Felizmente, temos connosco pessoas que sabem procurar informação e dela concluir, e não recebemos lições de quem pretende mandar areia para os olhos de todos,  com links que não têm nada a ver com o assunto acima. Mais, como somos colaborativos, deixamos aqui um link do IDE RAM, com a relação de todas as empresas que se candidataram ao Fundo em epígrafe e que, só por puro esquecimento, não foi referida no post da SRE”, acrescenta-se.

Linha de Credito INVESTE RAM 2020 COVID-19 Lista de Contratos
http://www.ideram.pt/files/listagem%20contrata%C3%A7%C3%A3o%20COVIDI.pdf

“A lista não refere montantes e respeitamos isso, pois, naquele momento, representaria uma violação do segredo bancário. Mas, uma vez transitando estes contratos para a esfera pública, já não pedimos, exigimos saber o que é dado a quem”, explica a IL.

“Quanto a populismos o alvo não será a Iniciativa Liberal certamente. Não pomos cargos à frente de políticas, não criticamos por criticar, apresentando, na esmagadora maioria das vezes, propostas alternativas que uma vez publicadas passam a pertença comum. Não abastardamos a nossa matriz ideológica, nem a nossa verticalidade. Fazemos o nosso caminho com a calma de quem sabe o que o quer, e que queimar etapas leva à desqualificação. Quanto a “discursos cénicos e pouco sérios”, o que a SRE escreve fala por si”, consideram os liberais.

Os mesmos dizem estar à disposição do Secretário da Economia para com ele debater estas e outras questões, onde e quando o quiser fazer. “Não somos muito adeptos de troca de argumentos nas páginas da imprensa ou nas redes sociais. Fica o desafio”.